Comércio será fechado em Ipatinga

Por decreto municipal o comércio do município de Ipatinga será fechado a partir deste sábado (21), estendendo-se até 30 de março. Setores de gêneros alimentícios e medicamentos estão entre exceções e não há riscos de desabastecimento ou motivo para corrida de consumidores aos estabelecimentos.

A medida diz respeito a shoppings, centros comerciais, feiras, bares, restaurantes, lojas de roupas, calçados, eletrodomésticos, estabelecimentos de prestação de serviços, entre outros, tendo em vista os últimos números oficiais de casos suspeitos de covid-19 na cidade.

Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na tarde desta quinta dá conta de que já são 365 pacientes com apresentação de sintomas e contaminação investigada. Entre os exames realizados nos laboratórios especializados, há apenas um caso confirmado, sendo outros dez descartados.

A restrição para funcionamento, oficializada em decreto não atinge empresas do gênero alimentício como supermercados, hortifrútis e padarias. Farmácias, drogarias, postos de combustíveis e locais de venda de remédios para animais também poderão funcionar. Nos segmentos afetados, será permitido apenas o serviço de tele-entrega, desde que atendidos os critérios especificados no decreto.

Existem alternativas de atendimento com entregas em domicílio, inclusive padarias. O Brasil supermercado também está vendendo através de seu site.

As decisões foram referendadas pelo Ministério Público e as forças de segurança, que se comprometeram a atuar com firmeza para o cumprimento fiel do decreto municipal.

Contaminação por faixa etária

“Nossa intenção inicial, inclusive exaustivamente discutida com representantes da classe, era apenas limitar os horários. Contudo, nos deparamos com uma realidade preocupante ao analisar os números das pessoas suspostamente atingidas pelo surto. Grande parte delas, teoricamente, não deveriam estar doentes, o que demonstra uma situação clara de imprevidência”, explica o prefeito Nardyello Rocha.

“O dado mais surpreendente dos casos suspeitos de contaminação no município – continua o Executivo – é que a grande maioria diz respeito a pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos (223 casos)”.

Os demais pacientes investigados são das seguintes faixas: de 0 a 4 anos – 15; de 5 a 9 anos – 17; de 10 a 14 anos – 18; de 15 a 19 anos – 17; de 50 a 59 anos – 30; de 60 a 69 anos – 11; de 70 a 79 anos – 5; mais de 80 anos – 5; sem idade registrada – 24 casos.

 
Aulas suspensas

Como medida efetiva de prevenção para conter o avanço do novo coronavírus, tendo em vista os riscos da propagação da doença por meio de transmissão local e comunitária, o Executivo de Ipatinga expedirá até o fim da tarde desta segunda-feira (16) um Decreto que estabelece no município o estado de emergência. Uma das principais medidas contidas no documento é a determinação para que sejam suspensas por tempo indeterminado as atividades letivas em todas as escolas da cidade, nos mais diversos níveis, incluindo as da rede particular, a partir desta quarta-feira (18). Em discussão com representantes do Fomenti – Fórum Municipal de Entidades de Ipatinga, foi definida ainda a interrupção das atividades nas creches, diante da notificação de algumas crianças com quadros gripais.

O estado de emergência foi anunciado em coletiva à imprensa, no final da manhã, desta segunda-feira, na sala de reuniões do gabinete do prefeito. Estão suspensas, temporariamente, as visitas aos pacientes internados no Hospital Municipal e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Também estão suspensas todas as atividades previstas para comemoração do 56º aniversário de emancipação político-administrativa do município, no mês de abril, assim como outros eventos públicos e também os particulares que dependam de alvarás.

O Hospital Márcio Cunha também suspendeu as visitas.

Em Coronel Fabriciano, o prefeito Marcos Vinícius anunciou em coletiva, a suspensão das aulas, da rede municipal, a partir desta terça-feira.

O governador Romeu Zema decretou recesso nas escolas da rede estadual de ensino, de 18 a 22 de março.

As medidas estão sendo tomadas com base nas orientações do Ministério da Saúde.

 
Atendimento Tributário da PMI amplia horário de atendimento

A partir desta terça-feira (17), a Central de Atendimento Tributário e de Protocolo (Ceat) da Prefeitura de Ipatinga funcionará de 9h às 18h. O setor está localizado no andar térreo da PMI. Esta é mais uma medida de prevenção para conter o avanço do novo coronavírus, já que há riscos da propagação da doença por meio de transmissão local e comunitária.

Como medida de segurança para o próprio contribuinte, a espera pelo atendimento deverá ser feita do lado de fora, onde há circulação de ar. A Secretaria Municipal de Fazenda orienta que as pessoas procurem o departamento somente em caso de necessidade, e explica que o atendimento foi ampliado para evitar a aglomeração de pessoas.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 5 de 101