Ipatinga vai receber mais de R$ 40 milhões para combate a Covid-19

Aprovado pela Comissão de Legislação e Justiça, Projeto de Lei nº 28/20 visa dar mais transparência e controle aos recursos destinados à pandemia do coronavírus

Em reunião na tarde desta quarta-feira (6), a Comissão de Legislação, Justiça e Redação deu parecer favorável ao projeto de lei que obriga que todas as compras e contratações de serviços realizadas pelo governo municipal no combate à pandemia da Covid-19 sejam informadas à Câmara de Ipatinga.

Atendendo à excepcionalidade da pandemia, o projeto determina que as informações deverão ser entregues num prazo de até 5 dias.

Segundo parecer dado pela assessoria jurídica da Casa, o texto não apresenta nenhuma ilegalidade e está apto a ser votado pelo Plenário. Ainda segundo parecer, a matéria segue inclusive recomendação publicada recentemente pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, que determina uma prestação de contas pontual das despesas relativas ao enfrentamento do coronavírus. Antes da pandemia, as prestações de contas da pasta da Saúde seguiam prazos mais longos, determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

De acordo com o autor da matéria, a intenção ao apresentar o projeto de lei é dar mais transparência aos gastos relacionados à crise e um maior controle na atribuição fiscalizadora do Poder Legislativo.

“Ipatinga irá receber no total mais de 40 milhões de reais de transferência do Governo Federal para o combate ao coronavírus. Pensando na aplicação deste recurso, protocolei o Projeto de Lei nº 28/2020, que solicita uma prestação de contas da Prefeitura de Ipatinga à Câmara, informando onde está sendo o gasto todo esse recurso. Fiscalizar é o nosso dever enquanto vereador”, disse o chefe do Poder Legislativo, vereador Jadson Heleno.

O texto segue agora para a votação pelo Plenário da Câmara de Ipatinga.

 
Mapa colaborativo conecta empresas a clientes durante isolamento

O trabalho da reparação realizado pela Fundação Renova também passa pelo estímulo às economias locais e fortalecimento de pequenos negócios. No momento atual, com a crise provocada pela pandemia de coronavírus, as ações da Renova nessa frente se tornam ainda mais relevantes. Para ajudar micro e pequenos empreendedores a se conectar com quem quer fazer compras ou contratar serviços sem sair de casa, foi criado o #fiqueemcasa.

A ferramenta está disponível nas cidades de Linhares, no Espírito Santo, e Governador Valadares, Ipatinga e Mariana, em Minas Gerais. O serviço já conta com mais de 170 estabelecimentos cadastrados, mas a proposta é que seja alimentado pelos próprios usuários, aumentando o alcance e o registro das iniciativas. O objetivo do projeto é valorizar negócios locais e conectar empreendedores e clientes.

Como cadastrar um estabelecimento

Os interessados em fazer parte do #fiqueemcasa devem acessar o site da sua cidade e preencher um formulário informando nome do negócio, tipo de produto ou serviço oferecido, endereço, telefone e forma de entrega.

Podem ser adicionados supermercados, restaurantes, lanchonetes, farmácias e serviços de profissionais liberais, como psicólogos ou contadores, entre outros. Os mapas vão funcionar durante todo o período em que as autoridades da área de saúde continuarem recomendando o isolamento social.

Com a Fundação Renova, o #fiqueemcasa pôde ser estendido a Governador Valadares, Ipatinga (#fiqueemcasaipatinga: www.fiqueemcasaipatinga.com.br), Mariana e Linhares.

 
Horário especial do comércio para o Dia das Mães

O horário especial de funcionamento do comércio para o Dia das Mães, será até sexta-feira (8), das 10h às 19h, e no sábado (9), das 9h às 15h, em Ipatinga e Timóteo. Em Coronel Fabriciano, o comércio está autorizado a funcionar, até sexta-feira, das 8h às 19h. No sábado (09), as lojas tem a permissão para abrir as portas das 8h às 16h.

No momento de fazer as compras, os consumidores deverão tomar certos cuidados, como utilizar máscara, higienizar sempre as suas mãos e evitar sair de casa acompanhado de outras pessoas.

Artesanato - Um grupo de artesãos que tradicionalmente comercializam seus produtos na Feirarte – Feira de Arte e Artesanato de Ipatinga, no Parque Ipanema, estará nesta quinta-7 e sábado-9, na Praça 1º de maio, no Centro de Ipatinga, oferecendo opções de presentes para o Dia das Mães. De 9h às 15 horas.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 5 de 110