Presidente Jair Bolsonaro e Romeu Zema participam de evento em Ipatinga

O presidente da República, Jair Bolsonaro, ao lado do governador Romeu Zema participou nesta quarta-feira (26/8), da cerimônia da retomada de produção do Alto-Forno 1 da usina da Usiminas, em Ipatinga.

A estrutura de transformação do minério em ferro gusa, para a produção de aço, teve as atividades interrompidas em abril diante da queda de demanda provocada pela pandemia de covid-19.

Retomada do crescimento

O presidente da República, Jair Bolsonaro, destacou em seu discurso o simbolismo do evento para a retomada do crescimento econômico do país.

“Precisamos sim gerar emprego e trabalhar, e que cada um, na medida do possível, busque o seu sustento com o suor do próprio rosto. Este é o nosso lema, além de outras medidas. Estou muito feliz em estar numa empresa como esta que é um orgulho nacional, uma das maiores e melhores empresas do Brasil, que realmente trazem divisas e produzem aqui o que interessa à nossa construção de maneira geral”, afirmou o presidente.

Minimização de impactos

O governador Romeu Zema também ressaltou o esforço de sua gestão em Minas para investir em infraestrutura, gerando empregos e impulsionando a economia com projetos de desenvolvimento regional.

Zema ressaltou as ações realizadas pelo seu governo para minimizar os impactos da pandemia na área da Saúde e destacou a importância deste momento para o processo de recuperação e desenvolvimento econômico da região, de Minas Gerais e do país.

“Estamos aqui hoje reinaugurando o Alto-Forno I e estamos também em um momento de otimismo. O governo federal já está iniciando as obras de recuperação da pista do Aeroporto do Vale do Aço. Em breve, ele será reaberto para operação normalmente. Sou grato pela iniciativa”, disse o governador.

Alto-forno 1

A Usiminas retomou oficialmente a operação do Alto-Forno 1 da usina de Ipatinga. O equipamento tem capacidade de produção de cerca de 2 mil toneladas diárias de ferro gusa. A aciaria 1 da unidade também foi retomada, ampliando a produção de aço bruto na planta. A operação da estrutura havia sido interrompida em abril, diante da queda de demanda provocada pela pandemia de covid-19.

Em operação desde 1962, o alto-forno 1 é um símbolo da Usiminas e do crescimento econômico e social da região do Vale do Aço. Da primeira corrida até a paralisação em abril, ele produziu cerca de 31 milhões de toneladas de gusa. O religamento atual marca o início da 9ª campanha do forno.

Para o presidente da Usiminas, Sergio Leite, a retomada é também uma mensagem de otimismo e reforça o compromisso com a perenidade da companhia e o desenvolvimento do país.

“Esse religamento tem um significado especial para nós, por marcar a confiança da Usiminas no futuro. O ponto mais agudo da crise, vivido em abril, ficou para trás e diversos indicadores sinalizam para uma retomada gradual da economia ao longo do segundo semestre e do próximo ano”, afirmou o presidente da companhia.

Participações

Também participaram da cerimônia os ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque; da Casa Civil, Braga Neto; do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; o ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, o assessor-chefe da Assessoria Especial do Presidente da República, Célio Faria Júnior; o presidente-executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Melo Lopes; o presidente da Fiemg/MG, Flávio Roscoe; o senador Carlos Viana; deputados federais; deputados estaduais; prefeitos da região; secretários de Estado de Minas Gerais; representantes do Poder Judiciário; autoridades militares da União e do Estado; diretores e funcionários da Usiminas e profissionais da imprensa.

 
Perdeu gols e o jogo

O Galo perdeu os 100% de vitórias e o jogo para o Botafogo por 2 a1...

Leia na Coluna Wander Santos

 
Bolsonaro participa da reativação do Alto Forno 1 em Ipatinga

20/208/2020

Na próxima quarta-feira-26, a Usiminas realiza a retomada das atividades do Alto forno 1, que ficou paralisado desde o dia 24 de abril. As medidas foram tomadas no contexto de forte retração econômica causada pela pandemia de covid-19. O presidente Jair Bolsonaro e o governador Romeu Zema confirmaram presença para a solenidade.

Em julho, a Usiminas informou ao mercado que a retomada do alto forno 1 e da aciaria 1 ocorreria na primeira quinzena de agosto.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 8 de 135