Cidades da região recebem transporte para saúde

Os pacientes da região que tiverem consultas em Belo Horizonte terão a viagem facilitada. Esta semana, o secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana entregou os micro-ônibus do Sistema Estadual de Transporte em Saúde (Sets), para Açucena, Belo Oriente, Braúnas, Bugre, Iapu, Joanésia, Mesquita, Naque, Periquito, Santana do Paraíso e São João do Oriente. O sistema foi viabilizado na região por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Aço (Consaúde). A previsão é que os ônibus, equipados com poltronas reclináveis, ar-condicionado, televisores e aparelhos de DVD, chegarão a 500 municípios no final deste ano.

Os municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Marliéria não receberam os micro-ônibus. O motivo da “exclusão” das quarto cidades na entrega foi em função da divisão da região metropolitana em microrregiões. Mas o Secretário garantiu que os municípios receberão o ônibus até o início de 2010. O prefeito de Timóteo, Geraldo Hilário disse que a exclusão dos principais municípios é sinal da falta de união da região metropolitana. Nesse sentido, ele defendeu a união entre Amva (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Aço) e Amdi (Associação dos Municípios pelo Desenvolvimento Integrado). “Não vejo sentido de criar microrregiões dentro de uma região maior. Se tivéssemos uma agência da região metropolitana todos os municípios da região receberiam os ônibus”, criticou o prefeito.

 
Vereador aciona Ministério Público contra a PMT

Diante da dificuldade em conseguir junto a Prefeitura de Timóteo documentações para esclarecimentos de quaisquer informações, o vereador Douglas Willkys (PSB) acionou o Ministério Público para intervir no caso. O problema que levou o parlamentar ao extremo foi a falta de resposta ao requerimento nº254/09, aprovado na Câmara há 45 dias, sobre o controle de veículos. “Não obtivemos resposta. O Executivo enviou um ofício falando que devido ao número de cópias, geraria alto custo para a Administração. Mas não havia custo, só pedimos a relação de veículos contratados pelo Executivo. Explicamos à Prefeitura que não queríamos cópias de nada, apenas a relação e mesmo assim, nada aconteceu”, contou Willkys.

Após o episódio, o vereador protocolizou junto ao MP o documento versando sobre essa situação, de falta de retorno por parte do Executivo. “Pedimos que estabeleça o processo necessário para que o Legislativo obtenha resposta. Não podemos continuar nesse nível. Sendo vereador ou não, não há nenhuma informação pública que não possa ser obtida. É direito nosso como órgão fiscalizador e é direito do cidadão. Desde o começo desse mandato que os vereadores estão sendo desrespeitados”, criticou Douglas.

 
Horário Especial do Comércio na Região

Os sindicatos dos comerciários de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo já definiram o horário especial de funcionamento das lojas para o final de ano. Em Ipatinga, entre os dias 14 a 19 deste mês, o comércio abre de 9h às 20h. No dia 20 (domingo), o horário é de 12h às 20h. Já dos dias 21 a 24 as lojas voltam a abrir de 9h às 20h. Dia 26, as lojas abrem de 9 às 13h. A compensação de horas-extras será feita com o fechamento do comércio em janeiro nos dias: 02/01, 15/02, 16/02 e 03/04. Na quarta-feira de cinzas (17/02), as lojas funcionam a partir das 14h.

Em Coronel Fabriciano e Timóteo o horário especial funcionará da seguinte forma. Entre os dias 14 e 19 deste mês, no horário de 9 às 20h. No dia 20 (domingo) as lojas ficarão fechadas. Já na semana da véspera do Natal, de 21 a 24, o horário será de 9 às 21h. No dia 26, as lojas abrem de 9 às 13h. A compensação será feita por meio de folgas nas mesmas datas estabelecidas para os comerciários de Ipatinga.

 
<< Início < Anterior 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 Próximo > Fim >>

Página 100 de 118