Banner
Tratamento de esgoto sem odor

Filtros biológicos. Essa é a solução encontrada para o tratamento de esgoto não emitir desagradáveis odores. A técnica é utilizada pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), em duas ETE’s, de Arecê, em Domingos Martins, e outra em Vitória. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) levou a imprensa e líderes comunitários da região para conhecer o local. O esgoto é tratado por meio de utilização de filtros biológicos, que captam a passagem de gases por uma caixa formada por terra, areia, carvão e serragem, para purificar o ar antes. Em Ipatinga, no processo de tratamento, o gás que é gerado dentro do reator será coletado, transportado por uma tubulação específica e depois queimado, não prejudicando a camada de ozônio e diminuindo o odor.

A aplicação de nova tecnologia está em fase de conclusão na ETE em Ipatinga e será aplicada na estação a ser construída em Coronel Fabriciano. No processo utilizado o gás gerado nos reatores é queimado. O técnico de sistema de saneamento da Cesan, Eduardo Vivacqua, disse que o processo retira todo o material orgânico que chega no esgoto. A ETE que a Copasa quer construir em Coronel Fabriciano, alvo de críticas da população do bairro Santa Terezinha e do condomínio Aldeia do Lago, é parecida com a ETE em Pedra Azul, distrito de Domingos Martins. No entanto, ela tem o processo do tratamento em um segundo estágio de reatores anaeróbios. Mas o modelo queima e trata os gases nos filtros biológicos. O chefe do Departamento Operacional Leste, Valério Máximo, informou que o modelo pode ser aplicado em escala maior. “A ETE, já projetada para Coronel Fabriciano prevê os filtros biológicos e o lodo biológico, um dos subprodutos do tratamento do esgoto, será centrifugado e destinado a um aterro sanitário”, falou.

 
Caos na ponte de Aimorés

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) abriu uma licitação para construir uma nova ponte sobre o rio Manhuaçu, na BR-259, entre os municípios de Itueta e Aimorés. A ponte é uma das poucas opções de ligação do Leste de Minas Gerais ao Espírito e está em situação precária. Na última quinta-feira-03, uma carreta carregada com dois blocos de granito, de 54 toneladas, agarrou no meio da ponte em função de 3 pneus estourado, por ele ter saído fora do pranchão. O trânsito parou por mais de três horas e o engarrafamento nos dois sentidos chegou a 15 km. Diariamente cerca de 2 mil veículos transitam pelo local. O motorista do caminhão, Luiz Tomaz de Oliveira, de Castelo (ES), transportava as pedras para o Mato Grosso do Sul e teve prejuízos estimados em R$ 4.200. O supervisor do Dnit em Governador Valadares, Ricardo Freitas, informou que o Dnit só pode esperar a conclusão do edital para a construção da nova ponte. Já uma eventual reforma da atual ponte a decisão depende da superintendência regional em Belo Horizonte, para onde já foi encaminhado o pedido.

 
Cartórios eleitorais abrem mais cedo

Os cartórios eleitorais de Ipatinga começaram a funcionar em novo horário nesta semana. O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) determinou a mudança do período de atendimento. Antes os cartórios atendiam de 12h às 18h. Agora eles vão funcionar de 10h às 16h. O chefe do Cartório Eleitoral da zona 348, Deusmiro Brasil, informou que o objetivo da troca é o melhor atendimento ao público. “Muitos trabalham a tarde e tem a manhã livre para resolver algum problema no cartório. Outros acham melhor procurar no horário de almoço, entre 11h e 12h, por exemplo. Então a medida visa atender a todos de acordo com a demanda”, explicou Deusmiro Brasil.

Deusmiro Brasil informou que já é grande o número de pessoas procurando o cartório para regularizar o título de eleitor, devido a previsão de novas eleições na cidade. “Mas orientamos os eleitores dizendo que só poderão votar os que transferiram para Ipatinga ou fizeram o documento até dia 20 de maio deste ano. Mesmo assim, alguns ainda se surpreendem com a notícia de novas eleições ao chegar ao cartório”, contou.

Já a convocação de mesários foi feita pela Justiça Eleitoral de Ipatinga no último dia 20. Ao todo foram convocados 668 mesários que trabalharam no último pleito em outubro do ano passado. A inscrição de candidatos só ocorre após o período de convenções, de 9 a 16 de setembro, onde os partidos escolherão seus candidatos. “Depois disso, o requerimento de registro de candidatura deve ser solicitado ao cartório até 19h do dia 18 de setembro. Mas como já sabemos é comum candidatos aproveitarem o efeito surpresa e deixar para os últimos minutos o registro de chapa”, detalhou.

 

 
<< Início < Anterior 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Próximo > Fim >>

Página 29 de 32

Publicidade

sirigaita n s.jpg