Vale muda serviços do trem de passageiros da ferrovia Vitória-Minas

A Vale informou que o serviço dos trens de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e Estrada Ferro Carajás (EFC) será alterado a partir deste sábado (21). A mudança, segundo a empresa, tem como objetivo conter a expansão do coronavírus.

A taxa de ocupação dos vagões será reduzida pela metade para evitar aglomerações a bordo. A medida é necessária para aumentar o espaçamento entre as poltronas, seguindo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A higienização nos vagões, que já havia sido intensificada, será ainda mais frequente durante as viagens e nas paradas de manutenção.

Na Estrada de Ferro Vitória a Minas, o trem circulará no sentido Vitória-Belo Horizonte às segundas, quartas e sextas-feiras. No sentido contrário (Belo Horizonte-Vitória), a circulação será às terças, quintas-feiras e sábado. No domingo, a circulação será suspensa em ambos os sentidos.

Os passageiros que tiverem suas viagens canceladas, ou mesmo, que preferirem não viajar nesse momento de contingência, terão a opção de solicitar o reembolso do bilhete, no prazo de até 30 dias, ou a remarcação da passagem, sem custo adicional.

Suspensão das viagens do trem que liga Itabira a Nova Era;

Para redução no horário de atendimento dos pontos de venda de passagens (dê preferência à compra pela internet no site vale.com/tremdepassageiros).

Para dúvidas, acione o Alô Ferrovias pelo telefone 0800 285 7000.

 
Prorrogação do prazo de pagamento do SIMPLES NACIONAL e MEI

Ao longo dos últimos dias várias medidas estão sendo anunciadas pelo Governo Federal como reação aos impactos da pandemia do COVID-19.

A Resolução CGSN nº 152/2020 prorroga o prazo de pagamento dos tributos pelas empresas optantes pelo Simples Nacional e do Micro Empreendedor Individual. A prorrogação se aplica apenas à parte dos tributos devidos à União, quais sejam: IRPJ; IPI, CSLL; COFINS, PIS/Pasep, Contribuição Patronal Previdenciária - CPP para a Seguridade Social, a cargo da pessoa jurídica, e quanto ao MEI à parte relativa à Contribuição Previdenciária.

- o Período de Apuração Março de 2020, com vencimento original em 20 de abril de 2020, fica com vencimento para 20 de outubro de 2020;

- o Período de Apuração Abril de 2020, com vencimento original em 20 de maio de 2020, fica com vencimento para 20 de novembro de 2020;

- o Período de Apuração Maio de 2020, com vencimento original em 22 de junho de 2020, fica com vencimento para 21 de dezembro de 2020.

 
Protocolo de atendimento no Samu

Com a finalidade de garantir uma assistência segura à população de Ipatinga no que se refere a pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pelo coronavírus (covid-19), a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Saúde, adotou um novo protocolo de atendimento que visa conter a disseminação da doença. A Administração municipal ampliou o efetivo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Ipatinga pelo 192 e está adotando uma série de normas especiais via telefone.


Estará aberto um canal telefônico de atendimento específico para esclarecimento de dúvidas, no período de 7h às 19h. Para colocar em prática a nova medida, médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros receberam capacitação na última quarta-feira (18) quanto aos procedimentos.

A infectologista do município, Carmelinda Lobato, que ministrou a capacitação aos profissionais, explica que durante o atendimento telefônico (feito por uma enfermeira), o paciente, mediante as informações prestadas, será orientado sobre qual procedimento adotar em situações suspeitas. “Ele poderá ser orientado a ficar em isolamento domiciliar, procurar alguma Unidade Básica de Saúde (UBS) e, dependendo do caso, a ligação será direcionada a um médico regulador”, explicou a profissional.

As ligações devem ser realizadas por pessoas que apresentarem algum sintoma de coronavírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que os sinais mais comuns são: febre, tosse e dificuldade de respirar. Ainda conforme a agência especializada em saúde, alguns pacientes podem apresentar dores pelo corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia. Esses sintomas, geralmente, são leves e evoluem gradualmente.

Protocolos

Como todos os outros protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, as diretrizes para o atendimento aos casos suspeitos ou confirmados de covid-19 têm início no momento em que a ligação entra no sistema. As normas também atingem o médico regulador e o transporte feito pelas equipes das Unidades de Suporte Básico (USB) ou Unidades de Suporte Avançado (USA).

 
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