COMÉRCIO EM MINAS GERAIS RECUA 14,3% EM ABRIL

17/06/2020

Na passagem de março para abril de 2020, na série com ajuste sazonal, o volume de vendas do comércio varejista em Minas Gerais apresentou um recuo de 14,3%. A taxa média nacional de vendas do varejo recuou 16,8%, com resultados negativos em todas as 27 Unidades da Federação, com destaque, por magnitude de taxa, para: Amapá (-33,7%), Rondônia (-21,8%) e Ceará (-20,2%).

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a variação das vendas do comércio varejista em Minas Gerais foi de -14,6%. Houve resultados negativos em todas as 27 Unidades da Federação, com destaque para: Amapá (-42,8%), Rondônia (-40,8%) e Ceará (-33,8%). Quanto à participação na composição da taxa do varejo, o destaque ficou para: Minas Gerais (-14,6%), Rio de Janeiro (-16,2%) e São Paulo (-16,0%).

Na variação acumulada no ano, observa-se que o indicador do comércio varejista nacional foi de -3,0%, sendo que 24 das 27 Unidades de Federação apresentaram indicadores negativos, com destaque para Rondônia (-16,4%), Ceará (-14,1%) e Amapá (-11,6%). Minas Gerais apresentou acumulado no ano de -3,6%.

Na variação acumulada nos últimos 12 meses, observa-se que o indicador do comércio varejista nacional foi de 0,7%, sendo que 15 das 27 Unidades de Federação apresentaram indicadores negativos, com destaque para Rondônia (-6,3%), Ceará (-5,5%) e Piauí (-5,4%). Minas Gerais apresentou acumulado nos últimos 12 meses de 0,6%.

Em síntese, o volume de vendas no varejo, em abril de 2020, intensifica o cenário de queda generalizada nos indicadores por conta dos reflexos da pandemia, fechamento de lojas físicas e diminuição da circulação de pessoas: -16,8% para o comércio varejista e -17,5% para o comércio varejista ampliado – na série com ajuste sazonal, as quedas mais intensas das séries históricas.

Em Minas Gerais, apenas a atividade de hipermercados e supermercados apresentou variação positiva (5,9%), na comparação com o mesmo mês do ano anterior, para o comércio varejista. Por outro lado, o setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico (- 63,9%), tecidos, vestuários e calçados (-54,7%) e móveis (-50,6%) apresentaram os maiores recuos. Já no comércio varejista ampliado, o setor de veículos, motocicletas, partes e peças apresentou recuo de 43,1% e o setor de material de construção, queda de 13,3%.

 
Governador assina acordo com a ALMG para levar teleaulas a mais 80 municípios

16/06/2020

Conteúdos serão transmitidos pela TV Assembleia em horários diferentes da Rede Minas para garantir mais opções aos estudantes

Os alunos da rede estadual de ensino poderão assistir ao conteúdo do programa “Se Liga na Educação” pela TV Assembleia, a partir da próxima segunda-feira (22/6). O novo canal para exibição das teleaulas durante a pandemia do coronavírus foi anunciado pelo governador Romeu Zema nesta segunda-feira (15/6), durante assinatura do termo de cooperação técnica com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O acordo vai garantir a ampliação do acesso a 80 novos municípios e impactar mais de 200 mil alunos.

Atualmente, em função do distanciamento social imposto pela covid-19, o ensino da rede estadual é oferecido por meio do aplicativo Conexão Escola. As aulas também são transmitidas pela Rede Minas e há, ainda, distribuição de apostilas com o chamado Plano de Estudo Tutorado.

Atualmente, o sinal da Rede Minas está em 271 municípios e, com o apoio logístico da Secretaria de Estado de Educação, receptores estão sendo entregues para outras cidades mineiras.

A programação também pode ser vista por meio das antenas parabólicas que recebem o sinal da emissora via satélite e pelas TVs a cabo, além da transmissão ao vivo pelo site da Rede Minas e pelo Youtube (nos canais da emissora e da Secretaria de Educação). Além disso, todos os programas são disponibilizados e podem ser revistos e acessados, posteriormente, no aplicativo Conexão Escola, no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.

TV ALMG - A emissora da ALMG transmitirá as teleaulas nos seguintes horários: De segunda a sexta-feira: Das 7h às 9h – conteúdos voltados para o ensino fundamental; Das 19h30 às 22h30 – conteúdos voltados para o ensino médio

 
Cuidados com seu veículo durante a quarentena

Já que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesse momento de pandemia é ficar em casa, compartilhamos dicas importantes para você cuidar do seu veículo, mesmo parado:

- Duas ou três vezes por semana, ligue o carro por 10 a 15 minutos ou até que a temperatura de trabalho do motor seja atingida. Jamais faça isso em garagens fechadas por conta dos gases do escapamento. Se possível, pare com o escapamento virado para o portão;

- Inativos, os equipamentos podem apresentar problemas. Por isso, suba e desça os vidros, trave e destrave as portas e lave o pára-brisa;

- Mesmo parado, é importante manter o carro limpo. Cubra a carroceria do veículo com uma capa para impedir o acúmulo de poeira. Deixo-o limpo antes de cobrir para evitar o atrito da sujeira com a pintura.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 4 de 118