Governo do Estado não aprova protocolo para volta do futebol em Minas

O futebol ainda não pode voltar a ser praticado em Minas Gerais. É o que reforça o comunicado divulgado hoje, segunda (29/06) pela Secretaria de Estado de Saúde, que fala sobre a avaliação do Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais,

Confira a nota: "O Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais (COES-MG) avaliou os protocolos apresentados pela Federação Mineira de Futebol (FMF) e pelos times mineiros, e que solicitava o retorno às atividades do futebol para o Campeonato Mineiro. Diante de um panorama com piora da situação epidemiológica e assistencial, em que, inclusive, foi recomendado o retorno de todos os municípios que aderiram a Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 nº 39 de 29 de abril de 2020 (Plano Minas Consciente) para a onda verde, a avaliação feita foi de que nenhum protocolo seria adequado ao momento. Havendo uma melhora do panorama epidemiológico e assistencial os protocolos serão reavaliados para que a atividade seja retomada com segurança a vida dos envolvidos. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entende a importância do futebol e do esporte na vida do brasileiro, mas nenhum protocolo seria adequado ao momento."

A Federação Mineira de Futebol (FMF) ainda não foi comunicada oficialmente, mas informou que vai seguir respeitando as autoridades da área de Saúde e aguardando o momento adequado para a retomada do futebol em Minas Gerais.

Já de acordo com Leonardo Barbosa, diretor de competições da FMF, a federação trabalhou a data de 26 de julho porque a previsão do pico da doença no estado era o dia 15 de julho. Dessa maneira, os clubes estariam em período de treino e só retomariam o futebol no fim do mês. Leonardo afirmou que essa data, 26 de julho, não era uma imposição da FMF, mas, sim, uma previsão. O diretor salientou que a entidade quer apenas uma expectativa de quando o futebol pode ser retomado porque a FMF precisa comunicar os clubes do interior e tentar facilitar a vida deles no que diz respeito a treinos, protocolos e preparação. (por @JosiasPereira)

 
CAMPEONATO MINEIRO DEVE VOLTAR DIA 26 DE JULHO

17/05/2020

Com representantes dos departamentos médicos de Atlético, América e Cruzeiro, juntamente com membros da Federação Mineira de Futebol, a reunião com a Secretaria Estadual de Saúde, realizada na manhã desta quarta-feira (17) definiu, em princípio, a data de retorno do Campeonato Mineiro: dia 26 de julho.

Em uma das propostas apresentadas pelos clubes, os Centros de Treinamentos dos clubes não estariam sendo cogitados para a realização dos jogos, já que é necessário uma logística para as transmissões da TV, o que os CTs não permitem. Por isso, os clubes sugeriram Mineirão, Independência e Sesc Venda Nova como bases para os jogos restantes do certame.

Serão 40 dias para que todas as equipes se preparem para a disputa das duas últimas rodadas da fase de classificação e das fases mata-matas posteriormente para os times classificados.

“Ficou definida uma data, a princípio, em 26 de julho, para que os clubes do interior possam se preparar. Foi enviado um protocolo de retorno feito pela FMF alinhado com a CBF e os clubes da capital para que a gente possa alinhar com os clubes do interior, e eles precisam desses 30 dias antes. Esse processo já foi enviado para a secretaria, que vai analisar e nos responder o mais breve possível para que a gente consiga fazer esse planejamento dos clubes do interior que serão auxiliados pela FMF, e para que os clubes da capital possam se planejar em relação a treinos e programação de evolução dos atletas”, disse Daniel Baumfeld, médico e representante do Cruzeiro.

Segundo ele, a questão agora está nas mãos da Secretaria de Saúde, uma vez que ela possui o protocolo de segurança e de saúde e fará ajustes e ponderações para que este protocolo seja divulgado para todos os clubes e profissionais ligados ao futebol profissional.

 

“Tem todo um protocolo de como seria o retorno dos jogos, data de retorno de jogos e como seriam as questões de segurança tanto dos atletas quanto para todas as outras pessoas envolvidas. Isso tudo já foi entregue para a secretaria, que fará as ponderações específicas e vamos divulgar o protocolo que foi definido, mas a data que definimos inicialmente é 26 de julho”, pontuou Daniel. (Com Informações do Super F.C)

 
ESPORTES

 
Notícias

 
ESPORTES

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 16