Banner

Geral


Semana Cultural

Como parte das discussões, os artistas se organizaram e, com apoio do Usicultura, farão uma Mostra Cultural, de 10 a 14 de agosto no Centro Cultural Usiminas, no Shopping do Vale do Aço. A Mostra Cultural começa na segunda-feira, dia 10, com o “Chá com Letras Especial”, uma parceria do Clube dos Escritores de Ipatinga, Biblioteca Central de Idéias e Entreactos Café, evento que vai contar com participação de escritores e poetas apresentando seus trabalhos.

No dia 11, apresentação dos artistas da música, dentre eles, os corais Usina Intendente Câmara, Gente Nossa, Coral Juvenil Intendente Câmara e Coral Viva Voz, além da cantora Bela Guerra, Mad House e de Nary Farias, dentre outros.

Na quarta-feira, dia 12, é o momento da dança com apresentação dos grupos Hibridus, Flux Cia. de Dança, Orfeu, Ponta Pé, MeiaCia Dança-Teatro, Novo Proceder (Hip Hop), Academia Rosaly Coura, Hagios, Gessé Rosa (com o espetáculo Artaud), Academia Olguin, Conexão Entreactos, Compasso, Academia Corpo e Movimento.

Na quinta-feira, dia 13, será a vez das apresentações teatrais: Rubens Feliciano, Elias Ferreira, Cortejo de Palhaço com o Grupo Farroupilha, Perna de Palco (Rádio Gogó de Ouro), Teatro Para Cidadania - Cabaré Valentin (Ida ao Teatro), Entreactos (Hoje é dia de Balé), Cia Bruta e Teatro (Quem não tem cão, caça com gato), MeiaCia Dança-Teatro, Cia Corpo de Prova (Performance) e Cleide Yáconis. Cada grupo fará apresentação de 10 minutos.

Durante a Mostra de Cultura obras dos artistas plásticos da região fiarão expostos no Foyer do Teatro. A Semana Cultural, bem como a Conferência Municipal de Cultura, terá seu ponto alto com uma grande mobilização no Parque Ipanema, no domingo, dia 16. Durante todo o dia, os artistas se revezarão com as mais diversas apresentações para mostrar o trabalho do Movimento Cultural do Vale do Aço.

A Conferência Municipal de Cultura, acontece dia 15, no 7º andar da Prefeitura, das 8h às 18h.

 
Região terá mais quatro postos do Sine

Para aumentar a colocação de pessoas no mercado de trabalho, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) inaugura este mês quatro novos postos do Sistema Nacional de Empregos (Sine). Os anexos serão instalados na praça cidadã da Prefeitura de Timóteo, em Ipaba, Jaguaraçu e Belo Oriente. De acordo com o gerente regional da Sedese, Mauro Nunes, o objetivo é otimizar a intermediação de Mao de obra no mercado de trabalho. As novidades estão alinhadas com o lançamento do projeto “Usina de Emprego”, realizado esta semana em Timóteo. A proposta é oferecer qualificação profissional de acordo com a demanda dos empregadores. Para isso, as empresas devem procurar o Sine solicitando o seu perfil ideal de trabalhador. Os coordenadores do Sine da região já receberam treinamento para executar o projeto.

O subsecretário do Trabalho, Emprego e Renda de Estado, Fernando Sette, que apresentou o programa enfatizou que o objetivo é gerar 20 mil empregos neste ano por meio da iniciativa.

 
Golpe de celular volta a fazer vítimas na região

Acoordenadoria do Procon de Coronel Fabriciano recebeu nesta semana duas reclamações de pessoas que caíram no an-tigo golpe do crédito do celular. A farsa funciona da seguinte forma. O golpista liga para o celular da vítima ou envia mensagem afirmando que ela ganhou vários prêmios da emissora de televisão SBT. Em seguida, ele as convence de retornar a ligação e comprar cartões de recarga de celular pré-pago e passar o código ao golpista na esperança de receber os prêmios. O coordenador do Procon, Celso Barbosa Júnior, disse que as pessoas acabam caindo nesse golpe por causa de ganância. “A pessoa retorna a ligação para o golpista e geralmente a chamada é da região nordeste. E além de pagar caro pela ligação a pessoa tem o trabalho de sair comprar os créditos e passar para o criminoso”, falou. Celso Barbosa frisou que ao contrário do que muitos pensam as operadoras de telefonia não cancelam a ligação posteriormente simplesmente pelo fato de se tratar de um golpe. “O cancelamento não acontece porque a ligação foi feita espontaneamente. Cabe a pessoa ter cuidado e desconfiar dessas propostas”, orientou o coordenador do Procon. Ao receber uma ligação dessa natureza o recomendado é que a pessoa procure a polícia para dar queixa.

 
Campanha de conscientização no trânsito

A Prefeitura de Ipatinga está retomando o Programa de Educação no Trânsito (PET). Uma das primeiras ações foi realizar um levantamento da frota de veículos da cidade e do número de acidentes no trânsito. De acordo com a estatística do PET, o número de veículos emplacados em Ipatinga cresceu 3,46% entre janeiro a junho de 2009 em comparação com o mesmo período em 2008, o que corresponde, mais de três mil veículos nas ruas.

Preocupado com estes índices o Prefeito interino de Ipatinga, Robson Gomes (PPS), lançou esta semana a campanha municipal de conscientização e respeito às leis de trânsito. “A vida não tem preço. Temos que preservá-la a todo custo. Por isso, no trânsito precisamos nos comportar de forma segura. Por meio de uma campanha educativa podemos conscientizar a população e ter um trânsito mais seguro”, afirma.

Na próxima semana, de quinta-feira-13 a sábado-15, começa a programação nas vias públicas. As ações envolvem panfletagem para atingir pedestres em pontos estratégicos da cidade e blitz educativa nas principais avenidas  – com entrega de panfleto, adesivo e sacolinha de lixo para carro. Além de intervenções teatrais na Praça 1º de maio e na avenida 28 de abril, no Centro.

O tenente Rômulo Morati, comandante do pelotão de trânsito urbano do 14º Batalhão de Polícia Militar, reforça que “se cada um assumir sua responsabilidade e der sua parcela de contribuição, com o empenho do poder público e da população, a campanha obterá êxito. Ações educativas associadas a atividades fiscalizadoras sempre trazem efeitos positivos”, conclui.

A campanha “No trânsito, sua consciência faz a diferença. Respeite a vida!” é realizada pelo Programa de Educação no Trânsito (PET), do Departamento de Transporte e Trânsito, da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma). Os trabalhos são realizados em parceria com o 14º Batalhão de Polícia Militar e com a 12ª Companhia de Meio Ambiente e Trânsito, além dos motoclubes do Vale do Aço.

A Prefeitura de Ipatinga também elabora a retomada da atuação nas escolas e nas indústrias, por meio de palestras, campanhas internas de prevenção de acidente com servidores, em parceria com a Seção de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmet). “Numa segunda etapa levaremos a campanha de conscientização para crianças e adolescentes para que eles possam sensibilizar os adultos”, completa Robson.

Sua consciência faz a diferença

De acordo com o diretor do Departamento de Transporte e Trânsito, Flávio Anício Alves, a situação em Ipatinga não foge ao contexto nacional. “O número de veículos tem aumentado em todo Brasil”, garante. Mas o que preocupa é a elevação do número de acidentes. Até junho de 2009 foram 35,59% a mais que no mesmo período em 2008, sendo que os fatais, aumentaram 38,46% e os não fatais, 47,9%. O mais significativo continua sendo os acidentes envolvendo motocicletas. Mais de 50% dos acidentes fatais ocorridos este ano envolvem motocicletas, 10  em 18 casos.

 
"Calos" na Estrada

 
<< Início < Anterior 41 42 43 44 45 46 47 Próximo > Fim >>

Página 43 de 47