Os Pecados da Língua

Poeta ou poetisa?

Algumas correntes da crítica literária convencionaram chamar de poetas as mulheres autoras de importante obra poética, em substituição a poetisas, forma convencional feminina de poetas. Como é natural, humano e compreensível, a maioria das autoras desse gênero literário julga importante sua obra, e todas pleiteiam para si o direito ao uso da nova terminologia, já que entendem pejorativa a forma poetisa. Resultado: ou se volta a usar poetisa, ou se abandona essa forma, utilizando poeta para todos eles e todas elas, o que tornaria a alteração sem efeito prático. Há que esperar, pois só o uso generalizado consagrará a forma a ser considerada correta. De qualquer maneira, trata-se de mais uma discriminação contra a mulher.

 

Passeamos ou passiamos? Passeei ou passiei?

A conjugação dos verbos terminados em ear, como passear, merecem um pequeno “passeio”: pronúncias equivocadas acabam levando a grafias igualmente equivocadas. As formas corretas são: passeamos, passeei, passeais, passeemos, pesseeis, etc.

 

Bota pra quebrar Colorado.

Não fossem as cores da faixa conduzida pelos torcedores que entravam no estádio e/ou a ignorância da maioria dos brasileiros quanto ao uso adequado das vírgulas, com certeza teria ocorrido verdadeira guerra entre os próprios colorados presentes no Beira-Rio. Tudo porque faltou uma vírgula antes de Colorado, alterando completamente o teor da mensagem. Assim, antes que os colorados saiam quebrados, convém corrigir: Bota pra quebrar, Colorado.

 
Recados

Bruninha você é a mais nova sensação da nossa rua. Bjs.

——————————————

Rosa, te amo muito, quero estar sempre ao teu lado. Túlio.

——————————————

Andréia, sei que é pedir muito, mas tenho só você no meu coração. Joel.

——————————————

Maristela, sempre haverá um novo amor a cada dia que vivemos. Saudades. Rui.

——————————————

Mônica, a vida me deu um presente e quero todos os dias agradecer a Deus. Walter.

——————————————

Carlos, ainda guardo comigo todas as suas lembranças. Cida.

——————————————

Natalino, parabéns pelo seu grande desempenho, adorei, você foi ótimo. Suze.

——————————————

Adonias, faça de mim uma mulher feliz e amada, estou pronta pra você. A.B.

——————————————

Heloisa, tudo em você é lindo. Cada dia fico mais apaixonado. Reinaldo.

——————————————

Gracinha, com você sigo todos os caminhos, compartilho de tudo. Gil.

——————————————

Adélia, você continua mexendo com minha imaginação, sou taradinho por você. Fã.

——————————————

Kátia e Geisa, fico feliz por vocês estarem conosco nas férias. Nós.

——————————————

Marluana, quero saber mais sobre você, fiquei de boca aberta.

——————————————

Isabel, felicidades, comemore muito esta data. Bjs. Tião.

——————————————

Juca, você é razão da minha alegria, de meu amor. Sou sua por inteiro. JF.

——————————————

Alessandra, gostei do seu jeito de amar. Você é um espetáculo de corpo inteiro. Adilson.

——————————————

José Luís, parabéns pelo seu 40° aniversário. Sua esposa e filhos.

——————————————

Amadeu, nossas vidas se encontram a cada passo de dança. Eternamente te amo. HD.

——————————————

Beatriz, nosso primeiro encontro foi inesquecível. Me ligue. Xande.

——————————————

Jussara, parabéns por tudo, você merece ser feliz. Bjs, Gabriel.

——————————————

Simone, procuro de todas as maneiras encontrar você. Ficou um gosto de quero mais. Fabinho.

——————————————

Adão, quero ser sua todas as horas, todos os minutos. Venha me fazer feliz. Odeth.

——————————————

Gilda, me lembro de nossas eternas juras de amor. Roberto.

——————————————

Vanilda, sem o seu calor não consigo adormecer no nosso ninho de amor. Helton.

——————————————

Luciana, mata a minha sede, meu desejo de amor. Estou vendo miragem. LPG.

——————————————

Karmita, a vida fica muito mais alegre e bonita quando você sorri pra mim. Fã.

——————————————

Dalila, quero ser um pai presente ao seu lado. Bjs. Feliz aniversário.

——————————————

Kênia, juntos seremos um só corpo, um só amor, uma verdadeira paixão. MCJ.

——————————————

 
Horóscopo

 

ÁRIES - 21/03 a 20/04

Mudanças no seu modo e comportamento de vida podem levar você a um lugar de destaque esta semana. Faça muita caridade e dê um pouco de seu tempo para quem precisa. O verde será a esperança de novos dias. Vida sentimental será abalada por uma traição.

TOURO - 21/04 a 20/05

Apesar dos números lhe serem favoráveis, o 23 e o 33 podem lhe render bons frutos. Sorte no romance com uma pessoa de Leão. Seu charme vai ser fundamental para um bom relacionamento. Compre presentes finos. O ouro é o seu metal para esta semana.

GÊMEOS -21/05 a 20/06

Nos próximos dias a sua vida profissional vai ter um resultado positivo e você terá muitas chances de vencer na vida sentimental. Procure se relacionar com pessoas de Peixes e Touro. Mude o seu visual. Nada de sexo nesse fim de semana.

CÂNCER – 21/06 a 21/07

No trabalho muita agitação, seu chefe vai lhe oferecer carona para um happy hour no shopping ou barzinho da moita. Não escolha, deixe que ele faça a indicação. Procure ser discreta (o) nas suas cantadas. Veja a vida com bons olhos e esnobe seu corpo sarado.

LEÃO - 22/07 a 22/08

Aquela visita de ontem poderá ser muito útil na sua vida pessoal. Uma pessoa de Áries está de olho em seu visual. Faça por merecer a atenção de bons olhos. Deixe para trás os preconceitos, o conservadorismo e entre na onda do paz e amor. Você se sentirá um vulcão em erupção. Aproveite a fase.

VIRGEM – 23/08 a 22/09

Contrate um personal style, sua capa de chapeuzinho vermelho está mais para raposinha acuada. Mostre que você é boa (bom) em todos os sentidos. Noite de baladas e um amor tarado entrando na madrugada. Você se dará bem. Escolha uma suíte presidencial para este grande momento.

LIBRA - 23/09 a 22/10

Vários convites estarão chegando e um deles será inevitável recusar. Aquela pessoa de tempos atrás está de volta e balançando seu coração. Acredite no amor e na sedução. Você vai se desdobrar para manter o fogo da paixão acesso. Os produtos afrodisíacos esperam por você. Boa sorte.

ESCORPIÃO – 23/10 a 21/11

Vênus não pode esperar para que Marte escape da órbita astral. Muitos tremores estão para acontecer. Procure estar preparada (o) para uma cantada muito louca que vai deixar você sem palavras. Vista-se com elegância e use um perfume tentador. Cuide de seu corpo, tome muita água.

SAGITÁRIO – 22/11 a 21/12

Você terá muita diversão para esta noite. Amanhã será o dia mais importante para o seu romance. Cuidado com a vizinha. Não dê moleza para certas pessoas elas querem apenas te usar. Esteja pronta (o) para o que der e vier. Sorte com gatos e pessoas de olhos verdes.

CAPRICÓRNIO -22/12 a 20/01

O seu mapa astral não está favorável para os três próximos dias. Arrume uma função para distrair o seu ego. O coração está batendo muito forte por uma pessoa casada. Júpiter pode influência nas suas conquistas. A cor vermelha é a da paixão, do pecado, do sexo. Você se dará bem esta noite.

AQUÁRIO – 21/01 a 19/02

Lute pela sua conquista. Não desista nunca. Use todas as armas para conquistar o seu grande amor. Vale tudo. Todo tipo de fantasia poderá ser usado. O número 7 vai ser a sua salvação. Cuidado com as palavras, use apenas o essencial, o resto é com o corpo.  Se jogue nos braços dele(a)

PEIXES – 20/02 a 20/03

O frio pode ser o melhor remédio para você encostar na pessoa pretendida. Não deixe passar em branco, mas também não fique no preto. Agarre logo na primeira oportunidade. Use sua imaginação para criar um momento romântico. Sua vida vai melhorar com a chegada dessa pessoa.

 

 
<< Início < Anterior 21 22 23 Próximo > Fim >>

Página 23 de 23