Timóteo

A Paróquia São Sebastião de Timóteo entrou em campanha para a reforma da igreja matriz. Situada no Centro Sul, a igreja foi fundada no início do século XX, constituindo-se na primeira capela de Timóteo, na época conhecido como Vila São Sebastião do Alegre.  Para a condução da campanha estão sendo montadas equipes de apoiadores com empresários, arquitetos e membros da comunidade para realização de vários eventos como shows, bailes e de esporte.

 

História da Paróquia

A Paróquia São Sebastião está situada no Centro Sul em Timóteo. A história da paróquia remonta aos anos de 1910, a primeira capela de Timóteo, antes conhecida como Vila de São Sebastião do Alegre foi construída de tábua e coberta de folha de palmeira. Em 1915 a capela foi substituída por outra construída de “pau-a-pique e barro”, com um pequeno cemitério nos fundos. A capela era assistida por padres que vinham de Marliéria, Jaguaraçu (Grama), Fabriciano ou que aqui residiram após 1930.

Foi construída a primeira casa para acolhida dos padres, próxima à capela. A Vila cresceu, sobretudo depois da implantação da Acesita. A Vila se transformou no Distrito de Timóteo. Nos anos 40 foi criada a Paróquia de São José de Acesita, que passou a responder pela capela de São Sebastião.

A população foi crescendo rapidamente e as necessidades pastorais também. Em 1950 Monsenhor Rafael começou a construir a atual Matriz, um pouco acima da antiga capela. A antiga capela foi desmanchada e o seu cemitério transferido, em seu lugar temos hoje a Praça 29 de Abril.

Em 20 de janeiro de 1963, Festa de São Sebastião, após as devidas consultas, Dom Oscar de Oliveira, arcebispo de Mariana, por decreto, erigiu a Paróquia de São Sebastião, de Timóteo, com área desmembrada das Paróquias de São João de Acesita, Jaguaraçu e Marliéria, elevando a nova Capela de São Sebastião à dignidade de Matriz. A instalação da Paróquia se deu a 21 de abril de 1963.

Durante estes 40 anos da história, a paróquia passou por muitas mudanças, sobretudo a partir de 1965 com a criação da Diocese de Itabira. Atualmente há uma grande participação dos leigos nas pastorais sociais e específicas, círculos bíblicos, nos movimentos e grupos de serviços e demais trabalhos comunitários de evangelização.

 

 
<< Início < Anterior 11 12 13 14 15 Próximo > Fim >>

Página 15 de 15