05/01/21
Em entrevista coletiva para a imprensa regional, na manhã desta terça-feira-05, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), ao lado do vice Alex Imóveis, falou das dificuldades que teve durante a transição, as perspectivas de governo e apresentou seu secretariado.
Gustavo disse que somente teve acesso ao saldo das contas da Prefeitura no último dia de dezembro, e que o ex-prefeito dificultou todo acesso, tudo precisava ser via ofício e a resposta também era através de ofício. Falou também sobre o projeto de Lei 101/2020, que altera a cobrança do IPTU da cidade, com valores mais justa para os munícipes. E mesmo com tempo hábil o ex-prefeito Nardyello Rocha não sancionou, nem vetou. Gustavo Nunes disse que vai sancionar, mas pela Lei de anterioridade, só passa a valer no ano seguinte, ou seja, só entra em vigor em 2022.
Sobre o ITBI – Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis, que na gestão anterior estava sendo calculado muito acima do valor de negociação de compra e venda, ele disse que será avaliada a situação e se comprometeu a ser justo também.
Durante a sua gestão pretende desburocratizar e otimizar os serviços, além de enxugar a máquina. “Vou enviar projeto de reforma administrativa para a Câmara para redução dos cargos comissionados, mas de forma que não atrapalhe o andamento dos trabalhos. Todos os gastos considerados supérfluos serão cancelados, inclusive o carro oficial do executivo não será mais utilizado, hoje o valor é de R$ 12 mil mensais”, disse Nunes.
Com a relação a questão crítica que passa o país, com a Covid 19, e a situação da cidade, que se encontra na Onda Vermelha, do Minas Consciente, ele garantiu que o comércio não vai fechar, mas que todos devem respeitar as normas sanitárias. “Muitas empresas estão respeitando as normas sanitárias, outras não”. Segundo o prefeito haverá fiscalização, no início será um trabalho de conscientização “dar um voto de confiança”, mas depois terá rigor para o cumprimento das normas.
SECRETÁRIOS:
– Secretário de Administração - Matheus Lima Braga;
– Secretária de Assistência Social - Jany Mara Bartolomeu Félix do Nascimento;
– Secretário de Comunicação - Léo Werneck, que terá a jornalista Jane Aguiar Figueiredo – como Secretária Adjunta de Comunicação;
– Secretário de Cultura, Esporte e Lazer – Alessandro Máximo Lima;
– Secretário de Educação – Sérgio Mendes Pires;
– Secretário de Dados - Lucas Brum;
– Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo - Alexsandro Espírito Santo Oliveira – Alex Imóveis;
– Secretário de Fazenda - Mateus Alves Shinzato;
– Secretário de Governo - Roberto Silva Soares;
– Secretário de Planejamento - Sidnei Bispo;
– Secretário de Saúde- Juliano Nogueira Morais;
– Secretário de Segurança Pública e Convivência Cidadã -Decio Camargos de Aguiar Junior;
– Secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente
- Celio Roberto de Andrade;
– Procurador Geral - Daniel Andrade Resende. |