A volta da Esquadrilha da Fumaça a Ipatinga após 12 anos, no último sábado (23), atraiu uma verdadeira multidão ao Parque Ipanema, a ponto da principal área de lazer e entretenimento do município já não comportar mais tanta gente. Assim é que muitas pessoas que, por uma razão ou outra, chegaram em cima da hora para a apresentação não tiveram alternativa senão buscar espaços no entorno que oferecessem melhor campo de visão.
Estima-se que cerca de 40 mil moradores e visitantes de cidades vizinhas tenham afluído à região do mais atraente cartão postal da cidade para acompanhar as impressionantes acrobacias dos ases da Força Aérea Brasileira.
Mais cedo, no Aeroporto Regional do Vale do Aço, também foi muito concorrida a visitação aberta ao público para ver de perto os aviões Super Tucano A-29 e seus pilotos, ainda com direito a uma prévia do espetáculo que viria a seguir.
O show acrobático que envolveu sete aeronaves, durante 36 minutos, começou pouco antes das 16h e deu sequência à programação do 58º aniversário de emancipação político-administrativa do município, que desde o início de abril vem movimentando a cidade com eventos como o Pescando no Parque.
Sob o comando do tenente-coronel aviador Daniel Garcia, a equipe da FAB encantou a todos, crianças e adultos, com manobras como looping, parafuso, trevo, espelho, velocidade zero, DNA, diamante, sino e cruzamento.
Ao final da apresentação, cativando ainda mais a plateia, as aeronaves desenharam no ar uma cortina de fumaça em formato de coração, merecendo muitos aplausos de todos.
Mín. 19° Máx. 29°