Quinta, 20 de Junho de 2024
15°

Tempo limpo

Ipatinga, MG

Opinião Economia

COPOM decide manter a Taxa SELIC em 13,75% ao ano

Economia com Makaliston Brito

08/12/2022 às 14h09 Atualizada em 12/12/2022 às 14h31
Por: Jornal Classivale
Compartilhe:
COPOM decide manter a Taxa SELIC em 13,75% ao ano

Na última Quarta-feira, mais uma vez o COPOM decidiu e entendeu que seria melhor manter a taxa SELIC.

A SELIC é a taxa de juros que comanda tudo no Brasil, desde os bancos até o nosso financiamento.

Eu sou Makaliston Brito e hoje eu falo um pouquinho da importância e o que que acontece com essa taxa SELIC alta.

Na última quarta-feira (7) o COPOM decidiu, obviamente tudo isso através de estudo, em manter a taxa SELIC em 13,75% ao ano. Para quem não sabe, a taxa SELIC é a taxa regulamentadora, é o maior e mais eficiente instrumento que combate ou tenta combater a inflação. Toda vez que a inflação está alta, a melhor alternativa é elevar a taxa SELIC e a ideia é exatamente isso,  enquanto a inflação está alta, aumentar a taxa SELIC significa eu reduzir o consumo, menos pessoas comprando, menos pessoas pegando empréstimo, menos pessoas fazendo financiamento. A estratégia agora na mudança de governo é manter a SELIC em 13,75%, uma vez que a inflação também está muito alta. 

O mercado, os economistas esperam que agora em 2023 a SELIC comece a baixar, mas ainda assim, não é nada que agrade aos olhos de quem quer realmente investir.  Esse cenário SELIC alta não é um cenário somente do Brasil, existe em outros países e por incrível que pareça o Brasil foi mais inteligente e mais rápido no quesito aumento de taxa de juros para conter inflação. Os Estados Unidos sofrem com isso, a Europa sofre mais com isso, ruim ou bom, o Brasil tem aí uma estratégia muito bem traçada, dói no nosso bolso, não faz tão bem para gente mas infelizmente aquele remédio amargo que a gente tem que tomar sabendo que em breve a gente vai ficar bom.

Makaliston Brito,

Professor de Economia

Jornal Classivale

Siga as redes sociais:

@jornalclassivale

       

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias