Quinta, 27 de Março de 2025
26°

Tempo nublado

Ipatinga, MG

Saúde Saúde

Novembro Azul: forte é quem se cuida!

Saiba quais os sintomas e o que é próstata

22/11/2022 às 15h07 Atualizada em 07/12/2022 às 16h10
Por: Jornal Classivale Fonte: Por Dalmir Sant’Anna
Compartilhe:
Novembro Azul: forte é quem se cuida!

O movimento NOVEMBRO AZUL é uma nobre campanha para a prevenção, diagnóstico e combate ao câncer de próstata. Uma ação que iniciou na Austrália em 2003, com o objetivo de alertar para a segunda maior causa de morte por câncer em homens.

 

Segundo pesquisas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em média 42 homens morrem diariamente em decorrência de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença. O câncer de próstata é silencioso porque não apresenta sintomas em seu estágio inicial. Quando o câncer está em nível avançado, os sintomas provocam dificuldades em urinar, presença de sangue na urina ou dor na região das costas.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa aproximadamente 20 gramas e está situada na região pélvica, abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso) com a forma e o tamanho de uma castanha. A próstata é uma glândula que só o homem possui e envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides e liberado durante o ato sexual.

 

Conforme informações da Sociedade Brasileira de Patologia a “glândula seria um mero detalhe anatômico se não fosse frequentemente acometida por tumor maligno. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria dos tumores cresce de forma lenta em uma proporção de 15 anos para atingir 1 cm³ que não chega a dar sinais durante a vida”.

Quais os principais sintomas que merecem

consulta médica?

  • Ejaculação dolorosa;
  • Forte dor durante a passagem da urina;
  • Frequente dor lombar, na bacia ou nos joelhos;
  • Necessidade de fazer extrema força para manter o jato de urina;
  • Problemas em conseguir ou manter a ereção;
  • Sangue na urina;
  • Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis;
  • Urinar em gotas ou jatos sucessivos;
  • Vontade de urinar mesmo quando a bexiga não está cheia.

*Por Dalmir Sant’Anna

Jornal Classivale

Siga as redes sociais:

@jornalclassivale

       

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias