Quinta, 20 de Junho de 2024
17°

Tempo limpo

Ipatinga, MG

Jornal Classivale Área Verde

22 mil árvores foram plantadas em Ipatinga nos últimos 3 anos

Com uma grande área verde, Ipatinga tem o status de uma das mais arborizadas cidades do país

22/05/2024 às 16h55
Por: Jornal Classivale
Compartilhe:
22 mil árvores foram plantadas em Ipatinga nos últimos 3 anos

 

A equipe do Demam - Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Ipatinga informou nesta quarta-feira (22) que mais de 22 mil árvores foram plantadas em calçadas, canteiros, praças e outras áreas públicas da cidade nos últimos três anos de gestão municipal. Além disso, foram produzidas no Viveiro Municipal, no mesmo período, mais de 270 mil mudas, praticamente uma muda para cada habitante do município, cuja população estimada em 2020 era de 265.409 pessoas.

Em nota, a Sesuma - Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente informou que somente no mês de janeiro de 2024 foram produzidas 21.334 mudas, sendo 18.318 de espécies ornamentais, ervas medicinais, arbustivas, forrageiras e outras dessa mesma classe. As mudas de espécies arbóreas - Ipês, Quaresmeira, Pata-de-Vaca, Pau-Ferro, Resedá, Callistemon e outras – somaram 3.106.

Os dados mostram ainda que somando os meses de janeiro, fevereiro e março foram mais de 50 mil mudas produzidas somente este ano, distribuídas em classificações de diferentes espécies. “Ao percorrer os corredores de Ipatinga podemos facilmente notar o porquê de a cidade ser considerada uma das mais arborizadas do Brasil”, destaca a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Freitas.

Calçada Linda

O projeto Calçada Linda tem como objetivo principal o plantio de novas espécies arbóreas apropriadas para calçadas em toda a cidade. Para o plantio são escolhidas espécies de árvores com características ideais para as calçadas (entre elas o Resedá, o Ipê-de-Jardim, a Aroeira-Salso), por terem alturas que não alcançam a rede elétrica, raízes que não afetam a rede de esgoto e que não provocam a degradação dos passeios.

Além de embelezar as ruas e avenidas da cidade, por meio do plantio da espécie adequada, o serviço otimiza as ações futuras da prefeitura, minimizando podas e extrações desnecessárias. “É importante ressaltar que somente as cidades que estão pensando em planejamento e organização urbana é que conseguirão harmonizar desenvolvimento sustentável com respeito ao meio ambiente”, acentua ainda a gestora do Demam.

De acordo com o Departamento de Meio Ambiente, somente no bairro Cidade Nobre já foram plantadas cerca de 300 espécies arbóreas por meio do projeto Calçada Linda. Durante o processo é respeitada toda a etapa de sensibilização dos moradores para o processo de adoção das árvores e avaliação do local a ser plantado, considerando a largura das calçadas, distância dos muros, cercas, semáforos, garagens e demais equipamentos públicos, de forma que o plantio seja harmônico.


Como ser beneficiado

Para participação no projeto Calçada Linda é necessário que a calçada tenha no mínimo 1,80m de largura para receber o plantio, permitindo o desenvolvimento da árvore e garantindo condições seguras de tráfego de pedestres e acessibilidade.

Os telefones para contato e solicitação de plantio são (31) 3825-0647 e 3829-8079. As solicitações também podem ser feitas via e-mail: [email protected].

A marcação para o plantio deve obedecer a preceitos arquitetônicos em termos de distância dos postes, garagens, portões, bem como respeitar a interface com outros equipamentos urbanos.

Siga no Instagram @jornalclassivale CLIQUE AQUI

Quer receber as notícias do Jornal Classivale via WhatsApp? CLIQUE AQUI

 

Jornal Classivale

Siga as redes sociais:

@jornalclassivale

                   

Anúncio

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias