Quinta, 20 de Junho de 2024
15°

Tempo limpo

Ipatinga, MG

Jornal Classivale Religião

Timóteo sediará a festa de 59 anos da Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano

Evento gratuito neste domingo, 9 de junho

07/06/2024 às 14h25 Atualizada em 10/06/2024 às 17h41
Por: Jornal Classivale
Compartilhe:
Dom Marco Aurélio Gubiotti completa 11 anos à frente da Diocese de Itabira-Fabriciano no próximo dia 13
Dom Marco Aurélio Gubiotti completa 11 anos à frente da Diocese de Itabira-Fabriciano no próximo dia 13

 

A cidade de Timóteo é o local escolhido para sediar a festa de 59 anos de Itabira-Coronel Fabriciano. A Festa da Diocese será neste domingo (9), a partir das 8h30, na nova matriz de São José e ruas próximas, localizada na região Centro Norte do município.

A programação gratuita terá início com a acolhida e café da manhã para as 22 paróquias do colar metropolitano do Vale do Aço, que compreende a Região Pastoral 3 da Diocese, seguida das palestras “Sinodalidade e Comunhão”,  “Sinodalidade e Participação”, e “Sinodalidade e Missão”, sempre intercaladas com momentos de animação. A Missa será celebrada às 11h. 

O encontro será encerrado com o almoço, cujo ticket é vendido. Basta que o interessado faça o repasse no valor de R$ 20,00 na chave PIX 31 988146268 da Paróquia São José com a identificação Marmitex. No dia da Festa haverá um lugar sinalizado para retirada do ticket de forma antecipada.

Atual bispo diocesano, dom Marco Aurélio Gubiotti, reforça que o evento também será realizado nos outros dois regionais diocesanos: “Esta Festa neste ano acontecerá neste ano por Regional porque estamos nos preparando para celebrar o jubileu de 60 anos da Diocese. Esta Festa de 59 anos abre o ano jubilar que contará com muitas outras celebrações”. 


Criação 

A diocese de Itabira-Fabriciano (Dioecesis Itabirense-Fabricianense) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no estado de Minas Gerais, Brasil. Pertence à Província Eclesiástica de Mariana e ao Conselho Episcopal Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A sé episcopal é representada pela Catedral Nossa Senhora do Rosário, no município de Itabira, enquanto que a Catedral de São Sebastião é a co-sede diocesana, situada na cidade de Coronel Fabriciano.

A diocese foi criada pelo então Papa Paulo VI em 14 de junho de 1965 e sua área de abrangência engloba 24 municípios divididos em três regiões pastorais, cujas sedes estão em Itabira, João Monlevade e Coronel Fabriciano. Sua atuação extrapola a administração da Igreja Católica nos municípios os quais a integram, mantendo também programas e projetos visando tanto ao combate à desigualdade social quanto à defesa dos direitos sociais e básicos, por meio de suas pastorais sociais, além do fomento à manutenção de eventos e tradições religiosas nas cidades, coordenadas pelas paróquias locais.

*Texto e Fotos: Pastoral da Comunicação (Pascom) - Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano/MG

 

Siga no Instagram @jornalclassivale CLIQUE AQUI

Quer receber as notícias do Jornal Classivale via WhatsApp? CLIQUE AQUI

 

Jornal Classivale

Siga as redes sociais:

@jornalclassivale

                   

Anúncio

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias