Quarta, 17 de Julho de 2024
29°

Tempo limpo

Ipatinga, MG

Jornal Classivale Saúde da Mulher

Campanha da saúde “De Mulher para Mulher” em Ipatinga incentiva a adesão de exames preventivos

Iniciativa busca aumentar a adesão aos exames de Papanicolau, mamografia e rotina, combatendo os altos índices de absenteísmo

12/06/2024 às 08h00 Atualizada em 12/06/2024 às 17h58
Por: Jornal Classivale
Compartilhe:
Campanha da saúde “De Mulher para Mulher” em Ipatinga incentiva a adesão de exames preventivos

 

A Secretaria de Saúde de Ipatinga, por meio do Núcleo de Saúde da Mulher, iniciou nesta semana a campanha “De Mulher para Mulher”, uma iniciativa que tem o objetivo de aumentar a adesão das mulheres do município aos exames de Papanicolau e mamografia. A ação foi motivada pela constatação de baixos índices de realização desses exames essenciais e pela alta taxa de absenteísmo, que supera 40% em procedimentos de rotina. 

Atualmente, existem mais 150 mil mulheres de 25 a 60 anos cadastradas em Ipatinga e elas serão contatadas pela Secretaria de Saúde. As mulheres que estiverem com os cadastros desatualizados devem procurar sua Unidade de referência para fornecimento de dados. 

O projeto surge como uma resposta necessária a um problema persistente, além de regularizar os cadastros já existentes no sistema. “Identificamos que muitas mulheres não estão realizando os exames preventivos importantes para a detecção precoce de cânceres, como o de colo de útero e de mama. Isso é preocupante, pois a constatação inicial é muito importante para o sucesso do tratamento”, explicou Walisson Medeiros, secretário de Saúde de Ipatinga.

Continua após a publicidade
Anúncio

 

Agendamento de exames

A campanha “De Mulher para Mulher” consiste em uma busca ativa por parte das equipes da Secretaria de Saúde, que entrarão em contato para agendar os exames com as mulheres cadastradas no sistema do município, através do telefone 3829-8000.

A criação do projeto tem a clara justificativa de melhorar a saúde da mulher no município, aumentando os índices de realização dos exames preventivos e reduzindo as ausências nos procedimentos. 

A expectativa é que, com a campanha "De Mulher para Mulher”, ocorra um aumento significativo na adesão aos exames de rotina, contribuindo para a diminuição das taxas de câncer e outras doenças entre as mulheres de Ipatinga e, consequentemente, promovendo uma melhora geral na saúde pública de Ipatinga. 

 

Siga no Instagram @jornalclassivale CLIQUE AQUI

Continua após a publicidade
Anúncio

Quer receber as notícias do Jornal Classivale via WhatsApp? CLIQUE AQUI

 

Jornal Classivale

Siga as redes sociais:

@jornalclassivale

                   

Anúncio

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias