Quarta, 17 de Julho de 2024
29°

Tempo limpo

Ipatinga, MG

Jornal Classivale Idosos

Junho Violeta: Caminhada em defesa dos idosos no Centro de Ipatinga

Ruas do Centro foram tomadas por uma caminhada de conscientização, nesta sexta-feira

14/06/2024 às 16h35 Atualizada em 19/06/2024 às 16h16
Por: Jornal Classivale
Compartilhe:
Junho Violeta: Caminhada em defesa dos idosos no Centro de Ipatinga

 

Junho é considerado o mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. A campanha nacional, intitulada Junho Violeta, tem o objetivo de alertar a sociedade brasileira sobre todas as formas de violência contra a pessoa idosa e a importância de combatê-las.

Em Ipatinga, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPII), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), foi realizada nesta sexta-feira (14), pela manhã, uma caminhada pelas ruas do Centro de Ipatinga. Os participantes se encontraram na praça 1º de Maio, de onde se deslocaram por diversas vias.


Continua após a publicidade
Anúncio

Além desse ato coletivo, estão sendo promovidas atividades de conscientização, alerta e debate, desde o início do mês, com o público da terceira idade do município. As ações acontecem nas instituições que atuam com este público em Ipatinga (Ação Evangélica, Lar Paulo de Tarso, Lar Divina Providência, NAEMC, ACCEF, Movimento da Terceira Idade - MOTI, Grupo Renascer e Associação Cuidado Humano). Também são desenvolvidas programações nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.

“Nossa campanha tem um objetivo claro: sensibilizar e mobilizar a sociedade para a proteção das pessoas idosas. É fundamental que todos estejam cientes dos direitos das pessoas idosas e do papel de cada um na prevenção e combate à violência contra elas. Não podemos tolerar qualquer forma de abuso, negligência ou exploração. Encorajamos a denúncia de casos de violência, garantindo que nenhuma vítima sofra em silêncio. Caso uma pessoa idosa seja vítima de violência, ela própria ou quem tiver conhecimento das violações pode telefonar para o Disque 100. O usuário não precisa se identificar”, afirmou o presidente do CMDPII, Lucas dos Reis Silveira.


Tipos de violência

Situações de violência são todas aquelas que prejudicam a integridade física e emocional da pessoa idosa, impedindo ou anulando seu papel social. São consideradas formas de violência contra a pessoa idosa a negligência, o abandono, a violência física, psicológica, financeira ou material.

15 de junho

Continua após a publicidade
Anúncio

A data instituída pela Organização das Nações Unidas, em 2011, marca a celebração do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, com o propósito de sensibilizar a sociedade sobre o enfrentamento ao problema.

 

Siga no Instagram @jornalclassivale CLIQUE AQUI

Quer receber as notícias do Jornal Classivale via WhatsApp? CLIQUE AQUI

 

Jornal Classivale

Siga as redes sociais:

@jornalclassivale

                   

Anúncio



* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias