Quarta, 17 de Julho de 2024
29°

Tempo limpo

Ipatinga, MG

Jornal Classivale Turismo

Pico do Soares é atração imperdível no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Com 1.985 metros de altitude, o pico é o ponto mais alto da unidade de conservação, localizada na Zona da Mata Mineira

17/06/2024 às 19h19
Por: Jornal Classivale
Compartilhe:
Foto: Shakal Carlos @shakalcarlos
Foto: Shakal Carlos @shakalcarlos

 

O Pico do Soares, localizado no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, é um tesouro natural na Zona da Mata Mineira. O pico é uma imponente formação rochosa de granito que atinge a altitude de 1.985 metros, sendo o ponto mais alto da unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

No cume do pico, a vegetação é composta por gramíneas e outras plantas de médio porte. “A neblina frequentemente envolve o topo, criando belas imagens pitorescas e misteriosas durante grande parte do ano”, observa o gerente do parque, Francisco Ramos.

O pico está localizado em uma área caracterizada por mínima intervenção humana. Apesar disso, permite acesso ao público para fins educativos e recreativos.

O local atrai principalmente jovens e adultos que buscam aventura e contato com a natureza. O número máximo de visitantes por grupo, por dia, é de 15 pessoas, apenas acompanhados de condutores credenciados.

“A trilha até o Pico do Soares é considerada de alto grau de dificuldade, exigindo preparo físico e disposição”, explica Ramos.

Próximo ao Pico do Soares há outro ponto que oferece uma vista incrível da natureza ao redor. Embora seja menos alto, esse local abriga piscinas naturais formadas por cavidades na rocha, moldadas pela ação da água ao longo do tempo.

As piscinas estão a uma altitude de aproximadamente 1.550 metros. Além de proporcionarem um banho revigorante, elas oferecem uma visão deslumbrante da região. Algumas piscinas são maiores, outras mais profundas, e as águas costumam ser geladas.

Durante os períodos de chuva, as piscinas ficam mais cheias, transbordando de uma para outra.

A piscina inferior, em especial, parece ter uma borda infinita, com vegetação ao redor, criando uma espécie de “moldura” natural que revela uma paisagem espetacular.

O parque

O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro ocupa o extremo norte da Serra da Mantiqueira, entre os vales do Carangola, Glória e Rio Doce.

Possui áreas nos municípios de Araponga, Divino, Ervália, Fervedouro, Miradouro, Muriaé, Pedra Bonita e Sericita.

A Serra do Brigadeiro possui inúmeras nascentes, que contribuem de maneira significativa para a formação de duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do Rio Doce e a do Paraíba do Sul.

Caracterizado pela Mata Atlântica e por Campos de Altitude, o parque possui importância vital na preservação destes dois biomas.

A serra é considerada um paraíso botânico, por abrigar espécies raras e ainda não catalogadas pela ciência.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

 

Siga no Instagram @jornalclassivale CLIQUE AQUI

Quer receber as notícias do Jornal Classivale via WhatsApp? CLIQUE AQUI

 

Jornal Classivale

Siga as redes sociais:

@jornalclassivale

Continua após a publicidade
Anúncio

                   

Anúncio

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias