Quarta, 17 de Julho de 2024
29°

Tempo limpo

Ipatinga, MG

Jornal Classivale Trem da Vale

Trem de Passageiros recebe sala de acolhimento para pessoas Neurodivergentes

Estrada de Ferro Vitória a Minas

20/06/2024 às 15h37 Atualizada em 21/06/2024 às 17h28
Por: Jornal Classivale
Compartilhe:
Trem de Passageiros recebe sala de acolhimento para pessoas Neurodivergentes

 

O Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas agora possui um espaço dedicado ao acolhimento de pessoas neurodivergentes. A sala é equipada com brinquedos pedagógicos e permite melhor isolamento acústico em casos de desconforto momentâneo. A iniciativa contou com a consultoria de instituições especializadas e é voltada para a inclusão e conforto dos passageiros.

No dia 18, Dia do Orgulho Autista, passageiros que embarcaram na Estação Pedro Nolasco, em Cariacica (ES), foram recebidos por representantes da Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo (AMAES), que sensibilizaram sobre a importância da inclusão social.

Continua após a publicidade
Anúncio

"Estamos muito felizes em ver a importância e sensibilidade que a Vale tem com a causa autista. A sala é uma excelente ferramenta para que as crianças dentro do TEA (Transtorno do Espectro Autista) possam se sentir acolhidas em perspectiva da longa viagem dentro do trem. É fundamental que estejamos unidos, mostrando que a inclusão é um caminho necessário e de extrema importância para que todos saibam que lugar de autista é em todo lugar", diz a presidente da AMAES, Pollyana Paraguassu Posse Guarçoni.

Nesta quarta-feira (19), representantes da Associação de Pais e Cuidadores de Crianças Especiais (APCCE) e a Associação dos Portadores de Deficiência de Ipatinga (ADEFI) embarcaram nas viagens, na região do Vale do Aço (MG), para conhecer o novo espaço e sensibilizar os passageiros.

“O Trem de Passageiros transportou mais de 740 mil pessoas no ano passado. Queremos que todos os usuários se sintam acolhidos pelo transporte.  Também consideramos muito importante essa parceria com as instituições, que em diversos momentos estão presentes para levar mais informação a bordo”, diz Eduardo Soares, gerente do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas. 

Cabe destacar que todos os passageiros viajam em assentos regulares durante o trajeto. A sala é utilizada como espaço de descompressão, quando houver necessidade de mais tranquilidade. 

Em abril, nas proximidades do Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo (2/4) também foram realizadas ações sobre o tema a bordo do trem. Instituições sociais de diferentes localidades distribuíram materiais informativos para os passageiros, que também tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas.

Documentação

Desde fevereiro, os passageiros podem embarcar utilizando a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) como documento oficial de identificação, otimizando o acesso de pessoas no espectro autista ao serviço.

Continua após a publicidade
Anúncio

Para mais informações, os passageiros podem acessar o canal de informações Alô Vale (0800 285 7000).

 

Siga no Instagram @jornalclassivale CLIQUE AQUI

Quer receber as notícias do Jornal Classivale via WhatsApp? CLIQUE AQUI

 

Jornal Classivale

Siga as redes sociais:

@jornalclassivale

                   

Anúncio

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias