Quarta, 17 de Julho de 2024
29°

Tempo limpo

Ipatinga, MG

Jornal Classivale Agro

Fisális: Fruta exótica e nutritiva atrai consumidores e mercado gastronômico

Fruta rica em vitaminas A e C, fósforo, ferro e fibras

27/06/2024 às 17h05 Atualizada em 27/06/2024 às 17h09
Por: Jornal Classivale
Compartilhe:
Foto: Emerson Gonçalves / Epamig
Foto: Emerson Gonçalves / Epamig

 

A fisális ou Physalis angulata, fruta pouco comum nos pontos de venda, tem conquistado mercado pelo potencial nutritivo, para o consumo in natura, e pelo uso na culinária, tanto para a decoração quanto em forma de sucos, molhos e geleias.

O pequeno fruto, envolto por um cálice de folhas finas (capulho), faz parte do grupo de Plantas Alimentícias não Convencionais (Panc). Encontrada em regiões temperadas, quentes e subtropicais, a fisális se reproduz em diferentes solos e climas.

As plantas se adaptam a temperaturas que variam entre 15°C e 25°C e uma amplitude térmica de 6°C ou 7°C. São tolerantes a geadas leves, mas apresentam problemas com temperaturas noturnas inferiores a 10°C. O calor entre 27°C e 30°C não afeta a produção.

A depender das condições climáticas da área, o plantio pode ocorrer em qualquer época do ano, mas para regiões onde ocorrem períodos de inverno rigoroso com risco de geadas recomenda-se o plantio em outubro ou novembro.

A planta, que pertence à família das solanáceas, não deve ser cultivada em áreas ocupadas anteriormente por outras solanáceas como batata, tomate e berinjela, dentre outros.

Outro cuidado importante é com a sustentação. “A fisális (Physallis sp.) é uma planta arbustiva de crescimento indeterminado que atinge uma altura de 1,5 a 2,0 metros, necessitando de tutoramento para que não tombe ao solo”, indica Emerson Gonçalves, pesquisador da Epamig.

Trata-se de uma alternativa interessante para produtores de pequeno e médio porte pelo rápido retorno econômico, pelo interesse crescente do público consumidor e pela pouca oferta no mercado interno.

Os frutos de fisális são ricos em vitaminas A e C, fósforo, ferro e fibras. As folhas e raízes das plantas possuem componentes biologicamente ativos benéficos à saúde, como alcaloides, flavonoides, carotenoides e compostos bioativos.

A Epamig disponibiliza uma cartilha sobre cultivo de fisális:

Continua após a publicidade
Anúncio

Clique aqui para ver o documento "Fisalis.pdf"

 

Siga no Instagram @jornalclassivale CLIQUE AQUI

Quer receber as notícias do Jornal Classivale via WhatsApp? CLIQUE AQUI

 

Jornal Classivale

Siga as redes sociais:

Continua após a publicidade
Anúncio

@jornalclassivale

                   

Anúncio

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias