Nesta terça-feira (6), o Corpo de Bombeiros Militar de Ipatinga foi acionado para atender um chamado de salvamento de animal em risco, uma cobra jiboia (Boa constrictor amaralii) de aproximadamente 1,20 metros, que foi encontrada dentro do capô de um automóvel estacionado em via pública, entre os bairros Cidade Nobre e Ideal, em Ipatinga.
O Corpo de Bombeiros de Ipatinga encaminhou a jiboia para o Centro de Biodiversidade da Usipa (CEBUS) após resgatá-la. A serpente recebeu os primeiros cuidados e apresentava bom estado de saúde, embora estivesse muito estressada devido à captura.
A serpente não é nativa da região, a partir disso, os bombeiros suspeitam que o animal possa ser de alguém que a mantinha em casa.
As jiboias são serpentes não peçonhentas e possuem dentição áglifa, ou seja, não apresentam presas inoculadoras de veneno. Pertencem à família Boidae, a mesma das jiboias arco-íris e sucuris.
A serpente permanecerá dentro do Programa de Reabilitação da Fauna Sem Lar até sua destinação pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).
O programa do Vale do Aço visa prestar serviços médicos veterinários e atendimentos clínicos a animais silvestres recolhidos, apreendidos ou resgatados pela Polícia Militar de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e IEF.
O trabalho conjunto das entidades envolvidas tem sido crucial para o sucesso do programa e para a preservação da biodiversidade regional.
Siga no Instagram @jornalclassivale CLIQUE AQUI
Quer receber as notícias do Jornal Classivale via WhatsApp? CLIQUE AQUI
Siga as redes sociais:
Anúncio
Mín. 17° Máx. 33°