Segunda, 09 de Setembro de 2024
17°

Tempo limpo

Ipatinga, MG

Jornal Classivale Coluna MG

UaiSat: Primeiro satélite mineiro está pronto

Veja o resumo das principais notícias de Minas Gerais

08/08/2024 às 14h29 Atualizada em 08/08/2024 às 16h39
Por: Jornal Classivale
Compartilhe:
UaiSat: Primeiro satélite mineiro está pronto

Coluna MG - www.sindijorimg.com.br - Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais

 

Na terça-feira, 6 de agosto, o governador de Minas Gerais celebrou com a equipe da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) o desenvolvimento do UaiSat, o primeiro satélite completamente mineiro.

Continua após a publicidade

Com 250 gramas e dimensões de 5 cm x 5 cm, o UaiSat, que será lançado em outubro pela Agência Espacial Indiana, tem como missão validar tecnologias espaciais e coletar dados sobre o agronegócio e fenômenos meteorológicos. O projeto contou com um investimento de R$ 30 mil do governo estadual.

A equipe responsável pelo projeto inclui os professores que  fazem parte do Laboratório Integrado de Sistemas Espaciais do curso de Engenharia de Telecomunicações da UFSJ, no campus Alto Paraopeba, localizado na cidade de Ouro Branco. (Gazeta de Varginha)

https://www.gazetadevarginha.com.br/

 

Valadares define a zona azul

A Prefeitura de Valadares avançou mais uma etapa para implantação do sistema de estacionamento rotativo, popularmente conhecido como Zona Azul. Na terça-feira, foi publicado o decreto que define as regras de funcionamento e os valores a serem cobrados pelo serviço. Com essa nova publicação, a Prefeitura completa o processo de regulamentação do sistema, que teve início em março deste ano. Entretanto, apesar de os decretos já estarem publicados, a Prefeitura informou que ainda não há previsão para o início da operação da Zona Azul. (Diário do Aço – Governador Valadares)

https://drd.com.br/

Continua após a publicidade
Anúncio

 

3º Festival Solidário de Cervejas 

Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora  realiza o 3º Festival Solidário de Cervejas neste fim de semana. O evento acontece entre os dias 9 e 11, e, além da programação musical, terá também cervejarias, restaurantes e food trucks à disposição do público. O principal objetivo do festival é arrecadar recursos para a instituição, referência no atendimento contra o câncer na cidade e na região.  (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

https://tribunademinas.com.br/

 

Lafaiete recebe Queluz Festival

No dia 10 de agosto, a cidade de Conselheiro Lafaiete sediará a 10ª Edição do Queluz Festival, a partir das 14h. O evento promete uma experiência vibrante, com uma seleção de 10 cervejarias artesanais oferecendo uma variedade de estilos de cerveja, além de uma ampla gama de opções gastronômicas que vão desde pratos tradicionais até criações gourmet. A programação musical contará com performances energéticas das bandas Vô Zito, Charlei Brown Tributo, Harley Queen e Scarcéus, garantindo uma celebração repleta de sabor e entretenimento. (Jornal Correio da Cidade – Conselheiro Lafaiete)

https://www.jornalcorreiodacidade.com.br/

 

BH ganha plataforma de inteligência

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), lançou o Mapa Empreende BH, uma plataforma gratuita que oferece informações estratégicas para empreendedores. Disponível desde 1º de agosto, a ferramenta permite visualizar dados dinâmicos sobre atividades econômicas, imóveis, concorrentes e legislação urbanística. A plataforma é projetada para otimizar a busca por informações, reduzir custos e desburocratizar o processo, promovendo um ambiente mais competitivo para negócios na capital mineira. (Jornal São Geraldo – Belo Horizonte)

https://www.jornalsaogeraldo.com.br/

 

Barragem entra em nível de alerta

A barragem de rejeitos Forquilha V, da Vale, localizada na mina de Fábrica, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, entrou em situação de alerta após serem constatadas fissuras na estrutura. Uma inspeção da Agência Nacional de Mineração (ANM), realizada nesta segunda-feira (5), identificou fendas na estrutura de rejeitos de minério de ferro. A agência exigiu da mineradora a limpeza e o monitoramento da progressão ou estabilização dessas fissuras. Conforme a ANM, a Forquilha V tem risco potencial alto, já que há risco para vidas humanas em caso de incidente ou rompimento. (Por Dentro de Minas – Belo Horizonte)

https://pordentrodeminas.com.br/

 

Siga no Instagram @jornalclassivale CLIQUE AQUI

Quer receber as notícias do Jornal Classivale via WhatsApp? CLIQUE AQUI

 

Jornal Classivale

Siga as redes sociais:

@jornalclassivale

                   

Anúncio

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias