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Jornal Classivale Mobilidade Urbana

Como está a mobilidade urbana de BH

A cidade de Belo Horizonte sofre com a falta de investimento na mobilidade urbana e o trajeto de casa ao trabalho está cada vez mais complicado

29/08/2024 às 12h50
Por: Jornal Classivale
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Imagem de freepik
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A cidade de Belo Horizonte é uma grande referência não só na região sudeste, onde está localizada, mas no país. Com status de capital populosa em número de habitantes no Brasil, a cidade mineira não para de crescer e levanta alguns sinais de alerta para a convivência diária da população local.

Um dos grandes obstáculos a ser vencido nos próximos anos é justamente a mobilidade urbana. Como é característica da cidade grande, principalmente no que diz respeito ao território tupiniquim, o trânsito ainda incomoda os moradores e prejudica a locomoção durante o dia-a-dia.

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Por isso, ao marcar um compromisso, o cidadão mineiro precisa calcular muito bem a distância e o tempo que será desperdiçado com o trânsito.

Tempo no trânsito

De acordo com a empresa Global Traffic Scorecard, o belo-horizontino perde 65 horas ao ano parado no trânsito da cidade. Para entendermos a dimensão do problema em mobilidade urbana na capital mineira, Belo Horizonte fica apenas atrás de São Paulo, que é conhecida a anos por ter um dos trânsitos mais intensos da América.

Habitação em Belo Horizonte

Quem sofre com o trânsito e precisa trabalhar na rua, entende que precisa calcular muito bem a distância diária que faz e quanto tempo irá perder até chegar ao ambiente profissional.

Sendo assim, pessoas que moram longe do trabalho deixam suas casas de origem e ficam na busca por opções mais próximas onde trabalham.

Devido ao cenário caótico, a procura por aluguel em BH ficou mais valorizada e quem está próximo dos centros comerciais da cidade costuma ganhar bem ao local seu apartamento ou casa.

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Investimento e preocupação

Apesar da clara necessidade em investir na mobilidade urbana, a cidade de Belo Horizonte anda a passos lentos para isso e deixa a população preocupada com o que pode ocorrer nos próximos anos.

Em levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria), para a cidade ter uma melhora significativa em seu quadro atual será necessário desembolsar R$ 25 bilhões até 2042.

Só para ter ideia do valor estimado é necessário pegar o investimento no país. No mesmo período citado acima, o pedido é que o Brasil invista pouco mais de R$ 296 bilhões para atingir outras 15 cidades, entre elas a capital mineira: Brasília; São Paulo; Rio de Janeiro; Curitiba; Belo Horizonte; Goiânia; Belém; Fortaleza; Natal; Salvador; João Pessoa; Maceió; Porto Alegre, Recife e Teresina.

Vale citar, que o valor proposto a Belo Horizonte na região metropolitana fica atrás apenas de São Paulo (R$ 89,8 bilhões), Rio de Janeiro (R$50,8 bilhões) e Curitiba (R$ 25,4 bilhões). Sendo assim, o tema precisa ser tratado com muito respeito e atenção dos políticos locais.

A maior parte do valor de R$ 25 bilhões seria para a área de metrô, com pouco mais de R$ 20 bilhões. Na sequência as obras para trem com R$ 3 bilhões e por fim pouco mais de 1,4 bi para o investimento no BRT.

PIB de Belo Horizonte

Segundo os dados do Censo do IBGE, Belo Horizonte conta com 2.315,560 milhões de habitantes. O PIB da capital mineira é de R$ 41.818,32 e, em comparação com outros municípios da união, ocupa a posição 132 de 853 cidades. Ou seja, nada mal para quem pretende investir e conta com um dos estados mais fortes do país.

 

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