A Prefeitura de Coronel Fabriciano intensificou as ações de combate às arboviroses com mais um mutirão para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A iniciativa, que começou dia 4 e vai até 13 de dezembro, inclui visitas domiciliares em bairros como Vila Bom Jesus e JK, conduzidas por cerca de 100 profissionais, incluindo Agentes Comunitários de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde.
Durante as visitas, os moradores recebem orientações sobre como eliminar criadouros, materiais educativos e sacos plásticos para descarte adequado. A ação é essencial, especialmente após o LIRAa (Levantamento do Índice Rápido para Aedes aegypti) apontar um índice de infestação de 4,4% no município, com destaque para bairros como Padre Rocha (29%) e Vila Bom Jesus (21,7%).
Entre janeiro e novembro de 2024, Coronel Fabriciano registrou:
Outras ações incluem:
Os sintomas mais comuns das doenças incluem febre, náuseas, manchas vermelhas e dores no corpo, nas articulações e atrás dos olhos. Em casos de suspeita, moradores devem buscar:
A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população em eliminar focos do mosquito, especialmente no período chuvoso.
Siga no Instagram @jornalclassivale CLIQUE AQUI
Quer receber as notícias do Jornal Classivale via WhatsApp? CLIQUE AQUI
Siga as redes sociais:
Anúncio
Mín. 20° Máx. 32°