A Associação Cia de Teatro Corpo de Prova de Ipatinga estreia o projeto "ITINERÂNCIA - TÊM TEATRO NO MEU BAIRRO" que busca democratizar o acesso ao teatro por meio de apresentações da performance inspirada no texto de W.Shakespeare “Romeu e Julieta”.
No dia 28 a apresentação acontecerá na Praça do Bairro Bom Jardim ás 16h.
O espetáculo passará pelos bairros Bethânia e Iguaçu.
O Projeto circula em praças de Ipatinga”. Com uma proposta de itinerância, o projeto leva o espetáculo a bairros periféricos, onde o acesso a atividades culturais costuma ser limitado. As apresentações mantém o típico entrosamento entre a Cia. Corpo de Prova e a plateia, e condensa, em 60 minutos, em forma de contação de histórias , reconta Romeu e Julieta a famosa história do casal de Verona, destacando entre comentários irônicos e muitas piadas a dramaticidade característica da obra de Shakespeare e outras histórias conhecidas.
Em cena, o ator Othon Valgas executa uma performance festiva e alegre. “A peça é uma grande brincadeira, porque levamos o público para dentro da história”. Mas mesmo com os recursos do humor, cumprimos o compromisso de abordar a obra de Shakespeare, mantendo a ideia central do enredo inserida no espetáculo. Esta iniciativa não apenas impulsiona a formação e profissionalização de jovens artistas, como também promove o fortalecimento do setor teatral local, ao integrar profissionais do setor e fomentar a mão de obra cultural da região. A ideia do projeto surgiu da necessidade de descentralizar as atividades culturais e fortalecer o teatro de rua como um meio acessível e democrático de expressão artística. O projeto se torna importante para a sociedade quando propomos celebrar, através da cultura, a diversidade e a pluralidade. ITINERÂNCIA e o seu ato de fazer a arte “itinerar pelas comunidades e seus espaços”, reafirma o valor e as particularidades de cada espaço, de cada bairro, pontos públicos como locais de encontro e convivência, estimulando a relação do cidadão com a cidade, permitindo nosso público ocupar o espaço urbano de forma mais significativa, aproximando-o da arte e incentivando o senso de pertencimento e de identidade local. Acreditamos que este sim, seja uma grande possibilidade de realmente oferecer arte de uma forma democrática, justa e inclusiva. Além disso, o projeto promove o teatro de rua como ferramenta de inclusão cultural e social, ao oferecer apresentações acessíveis para todos os públicos.
Projeto realizado por meio de recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo através da Prefeitura Municipal de Ipatinga, Secretaria de Esporte Cultura e lazer e através do Fundo Municipal de Cultura com realização da Associação Companhia Corpo de Prova e apoio das Santinhas Do Pau Oco produções.
Siga no Instagram @jornalclassivale CLIQUE AQUI
Quer receber as notícias do Jornal Classivale via WhatsApp? CLIQUE AQUI
Siga as redes sociais:
Anúncio
Mín. 21° Máx. 33°