Terça, 15 de Julho de 2025
20°

Parcialmente nublado

Ipatinga, MG

Jornal Classivale Infraestrutura

Contorno Viário de Timóteo volta a ganhar força e pode ter obra iniciada em 2026

Reunião entre prefeitos da região, deputados e DER-MG confirmou que nova licitação do projeto executivo será feita; audiência pública está prevista para agosto

21/06/2025 às 18h21 Atualizada em 21/06/2025 às 18h24
Por: Jornal Classivale
Compartilhe:
Contorno Viário de Timóteo volta a ganhar força e pode ter obra iniciada em 2026

 

Na última quarta-feira (18), o Movimento Pró Contorno Viário de Timóteo participou de uma reunião com a direção e equipe técnica do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O objetivo do encontro foi discutir o futuro da obra do Contorno Viário da LMG-760, considerada estratégica para a mobilidade na região.

A reunião ocorreu no 5º andar do Edifício Gerais e contou com a presença dos prefeitos Vitor Prado (Timóteo), Hamilton Lima (Marliéria), Márcio Lima (Jaguaraçu), Ailton da Caixa (Goiabal) e Marciny Oliveira (Dionísio), além de vereadores de diversas cidades, entre eles Hermínio Bernardo (Ipatinga) e Lalado, presidente da Câmara de Jaguaraçu. Também participaram assessores legislativos, a deputada federal Rosângela Reis, empresários e representantes do movimento, como Ernani Bitencourt.

Durante o encontro, o diretor-geral do DER, Dr. Rodrigo Tavares, reafirmou que a obra do Contorno é prioridade para o governo estadual. Ele explicou que o projeto executivo anterior enfrentou entraves técnicos em 2023, e que uma nova licitação será aberta, agora com exigências ambientais mais robustas e controle de custos.

A previsão é que essa nova etapa dure até 12 meses, e apenas no final de 2026 seja possível licitar, de fato, a obra. A demora causou frustração, mas também renovou o compromisso dos participantes em acompanhar de perto cada fase do processo.

O Movimento Pró Contorno cobrou que o Governo de Minas utilize parte dos recursos da repactuação de Mariana na obra, já que ela atende à região do entorno do Parque Estadual do Rio Doce, um dos territórios diretamente impactados pelo desastre.

Está prevista para agosto deste ano uma audiência pública no Vale do Aço, promovida pelo DER-MG, para detalhar os próximos passos e ampliar o diálogo com a sociedade.

Os participantes da reunião avaliaram positivamente as informações apresentadas e se comprometeram a seguir unidos na mobilização, buscando agora envolver mais cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço, que também serão beneficiadas com a futura construção do Contorno Viário de Timóteo.

 

Siga no Instagram @jornalclassivale CLIQUE AQUI

Quer receber as notícias do Jornal Classivale via WhatsApp? CLIQUE AQUI

 

Jornal Classivale

Siga as redes sociais:

@jornalclassivale

                   

 

Anúncio

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias