A folia está no ar e o Carnaval é uma ótima oportunidade de vendedores ambulantes e food trucks aumentarem a renda com o comércio de alimentos e bebidas nos bloquinhos e festas de rua espalhados por todo o estado. Mas, para garantir o sucesso das vendas e a segurança dos foliões, é essencial seguir as boas práticas de higiene e manipulação.
“Os fatores mais importantes na produção de alimentos são a escolha da matéria-prima e a higiene do local de manipulação e dos equipamentos. É fundamental seguir as boas práticas estabelecidas pela Vigilância Sanitária para evitar contaminação”, explica a diretora de Vigilância em Alimentos e Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ângela Vieira.
Ela também ressalta que o uso de ingredientes frescos e o correto armazenamento são primordiais para garantir a qualidade, especialmente com as altas temperaturas e o grande período de exposição.
"Quem está produzindo o alimento deve usar toucas, aventais e luvas, e não deve usar bijuterias, como anéis ou pulseiras. No caso das mulheres, os cabelos devem estar presos e as unhas curtas e sem esmalte", orienta Ângela.
A Vigilância Sanitária Estadual (Visa-MG) estabelece os princípios que devem ser observados pelos municípios durante as fiscalizações e cada cidade tem seus critérios, adaptados à realidade local, que devem atender ao Regulamento Técnico das Boas Práticas para Serviços de Alimentação.
As diretrizes preconizadas pela Visa-MG (neste link) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa (neste link) estão disponíveis nos sites das instituições e podem ser acessadas por toda a população.
Atenção, folião!
Quem vai seguir os trios e bloquinhos deve se hidratar e ficar atento ao que for consumir para minimizar as chances de desidratação e intoxicação.
Siga no Instagram @jornalclassivale CLIQUE AQUI
Quer receber as notícias do Jornal Classivale via WhatsApp? CLIQUE AQUI
Siga as redes sociais:
Anúncio
Mín. 20° Máx. 28°