A Univale Transportes havia anunciado que o trajeto da linha de ônibus Cariru-Fabriciano, deixaria de passar pelo bairro Caladinho e seguiria por Amaro Lanari, Mangueiras e Santa Terezinha I, a partir de 15 de março. Após forte pressão popular e política a empresa recuou da decisão.
A mobilização do vereador e presidente da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, Luciano Lugão (Mobiliza), foi fundamental para impedir a mudança no itinerário da linha Cariru-Fabriciano.
Morador do Caladinho há quase 50 anos e usuário da linha por muito tempo, Lugão tomou a frente na luta contra a alteração, cobrando respostas da Univale e exigindo esclarecimentos dos órgãos estaduais responsáveis. Sua atuação foi decisiva para que o itinerário fosse mantido até uma nova avaliação da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).
Pressão política e cobrança pública
Assim que a mudança foi anunciada, Luciano Lugão usou sua influência política e o apoio da população para contestar a decisão. O vereador concedeu entrevistas, acionou os órgãos competentes e cobrou explicações da Univale, do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e da Seinfra.
A empresa inicialmente alegou que a alteração era uma determinação dos órgãos estaduais. No entanto, após questionamentos da imprensa e da mobilização do vereador, a Seinfra esclareceu que apenas havia solicitado informações sobre o itinerário, e não determinado qualquer mudança.
A declaração colocou a Univale sob pressão, levando-a a suspender a alteração anunciada.
A forte mobilização fez com que a Univale recuasse e anunciasse oficialmente, por meio de cartazes em seus ônibus, que a linha Fabriciano-Cariru, via Caladinho, será mantida até nova avaliação da Seinfra.
O recuo da Univale representa uma vitória para os moradores do Caladinho e para todos os usuários da linha, mas a necessidade de acompanhamento continua. O vereador reforçou seu compromisso de seguir fiscalizando e cobrando soluções que garantam um transporte público acessível e eficiente para Coronel Fabriciano.
Siga no Instagram @jornalclassivale CLIQUE AQUI
Quer receber as notícias do Jornal Classivale via WhatsApp? CLIQUE AQUI
Siga as redes sociais:
Anúncio
Mín. 20° Máx. 28°