*Por Klinger Peixoto Santos
Os campeonatos estaduais são os mais tradicionais e antigos do futebol brasileiro. São neles que surgiram as grandes rivalidades regionais e o crescimento das torcidas dos gigantes do cenário brasileiro. A partir dos campeonatos estaduais que as camisas foram ficando “pesadas” e arrastando fãs do interior e capitais para os Estádios e fez do futebol brasileiro o esporte do povo, o esporte de todos.
Grandes batalhas em grandes finais sempre emocionantes marcaram o torcedor, gerando amor e paixão aos clubes, fanatismo passado de gerações a gerações.
O título de “Ganhei do meu arquival” ou “sou o melhor e maior do meu estado”.
Para o vencedor, é mais um troféu entre tantos na galeria. Já o perdedor diz que o título “não vale nada, é campeonato rural". Em campo, os jogadores entram com raça e muita vontade, fora de campo o torcedor canta, festeja e até briga, mas nunca se cansa dos clássicos. Os clássicos que arrastam multidões.
Atualmente as competições estaduais servem mais como uma “pré-temporada” para os clubes grandes (maioria deles são das capitais), onde usam para testar novas peças - contratações e revelações da base -, modelo de jogo, ganhar ritmo e aprimorar a parte física. Um teste antes de começar o disputado Brasileirão, além das decisões da Copa do Brasil, Libertadores e Sul-americana.
Após a final do estadual, o campeão costuma se iludir e ganhar confiança para o restante da temporada. Quem não ganhou a competição tem a tendência de realizar mudanças no elenco, muitas vezes trocam de treinador e sofrem bastante cobrança e pressão dos torcedores.
Campeões Estaduais 2025
Rio Grande do Sul:
O Internacional se sagrou campeão Gaúcho, venceu o arquirrival e quebrou o jejum de 8 anos sem ganhar o Gauchão. O Colorado impediu o Grêmio de conquistar o octacampeonato.
Rio de Janeiro:
O Flamengo levantou a taça de campeão Carioca superando o Fluminense na Final. Na semifinal o rubronegro eliminou o Vasco.
O Mengão aumentou a vantagem em relação aos rivais, sendo o maior campeão Carioca com 39 títulos.
O Fluminense tem 33, Vasco tem 24 e Botafogo 21.
Minas Gerais:
O Atlético-MG foi campeão superando o América na final. O Galo chegou a 19ª final de estadual seguida e mantém a hegemonia em Minas com o sexto título seguido.
O Galo chegou a 50 títulos mineiros e se mantém como maior vencedor de Minas.
O arquirrival Cruzeiro tem 38 títulos e o América tem 16. O Campeonato Mineiro é disputado desde 1915, chegando a sua 110ª edição em 2025.
São Paulo:
O Corinthians superou o Palmeiras na Final e se sagrou Campeão Paulista com muita festa. Depois de vencer por 1 a 0 no Allianz Parque, o Timão segurou um empate sem gols com o Palmeiras, nesta quinta-feira (27), na Neo Química Arena, e voltou a levantar a taça do Estadual após seis anos.
Na semifinal, o Palmeiras eliminou o São Paulo por 1 a 0, com gol de pênalti, aliás muito polêmico a decisão de campo, envolvendo no lance de Vitor Roque e Alboreda. O Timão venceu o Santos por 2 a 1 e Neymar, lesionado, não entrou em campo.
O Corinthians é o maior vencedor do torneio, agora com 31 títulos, seguido pelo Palmeiras com 26. Santos e São Paulo têm 22 troféus cada.
Bahia:
Bahia campeão! No primeiro jogo da final, o Bahia venceu por 2 a 0 o rival Vitória. Na partida de volta, o Bahia empatou em 1 a 1 no domingo, 23 de março, no Barradão e conquistou o título.
O Bahia é o maior vencedor do Campeonato Baiano, agora com 51 títulos, o arquirrival Vitória tem 30 estaduais.
Ceará:
Ceará campeão do Cearense 2025. O Vozão tinha a vantagem do empate após vitória por 1 a 0 no jogo de ida, no segundo jogo, empate em 1 a 1 na Arena Castelão,. Agora, o Ceará é maior campeão do estadual, com 47 títulos.
Os dois clubes tinham o mesmo número de títulos Estaduais, 46 taças para cada lado.
Santa Catarina:
Chapecoense x Avaí. O primeiro jogo terminou empatado em 2x2.
O Avaí é o campeão do Catarinense 2025! A equipe conquistou o 19º título da sua história após empatar com a Chapecoense em 1 a 1 no jogo de volta da final. Como terminou a primeira fase à frente do adversário, o Leão tinha vantagem e aproveitou para celebrar junto com a torcida.
Alagoas:
O CRB superou o ASA na final do Campeão Alagoano de 2025.
Pernambuco:
Sport e Retrô decidem a final.
**Outros estaduais estão em fase classificatória.
*Matéria em Atualização
Siga no Instagram @jornalclassivale CLIQUE AQUI
Quer receber as notícias do Jornal Classivale via WhatsApp? CLIQUE AQUI
Siga as redes sociais:
Anúncio
Mín. 21° Máx. 31°