A campanha de vacinação contra a gripe começou em todo o estado de Minas Gerais. O imunizante está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos vacimóveis, e a partir deste ano, passa a integrar o Calendário Nacional de Imunizações. Com isso, a vacina poderá ser aplicada ao longo de todo o ano na população elegível.
A vacina de 2025 oferece proteção contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e B, sendo segura para administração conjunta com outras vacinas do calendário nacional. A meta estadual é alcançar 90% de cobertura vacinal, o que representa cerca de 9,4 milhões de pessoas.
Fazem parte do público-alvo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, quilombolas, pessoas com doenças crônicas, profissionais da saúde, professores e outros trabalhadores de serviços essenciais.
A vacinação é especialmente importante durante o outono, período em que há aumento nos casos de doenças respiratórias. A gripe é uma infecção viral que pode causar febre, tosse, dor de garganta e, em casos mais graves, levar a complicações e óbito. Dados do sistema estadual de regulação apontam que, em 2024, foram registradas mais de 2 mil internações relacionadas à gripe e 157 mortes. Nos primeiros três meses de 2025, já foram registradas mais de 500 internações e 10 óbitos pela doença.
Para receber a vacina, basta comparecer a uma unidade de saúde com a carteira de vacinação em mãos. A imunização é gratuita e segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações.
Mín. 21° Máx. 31°