O prefeito de Ipatinga-MG, Gustavo Nunes, sancionou nesta quarta-feira, 9 de abril, a Lei 5.075, que transforma a Guarda Civil Municipal (GCM) em Polícia Municipal de Ipatinga, alterando oficialmente o cargo de guarda civil para policial municipal. A medida, aprovada por unanimidade na Câmara, visa fortalecer a identidade da corporação, dar segurança jurídica às ações e valorizar os 120 agentes com mais treinamentos e melhores condições de trabalho.
Durante o evento no Galpão do Parque Ipanema, o prefeito destacou que a mudança "vai muito além do nome", prometendo novas ações, como curso preparatório de tiro supervisionado pela Polícia Federal, aquisição de armamentos, luta pelo porte e cautela fixa de armas, além da implantação de um sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial, inspirado em modelos usados em São Paulo.
Segundo o secretário adjunto de Segurança e Convivência Cidadã, Júlio César Teodoro, a mudança representa um avanço importante desde a criação da GCM em 2021. Já o comandante Paulo Moreira reforçou o apoio da gestão municipal à corporação.
Mín. 21° Máx. 31°