A cidade de Ipatinga foi reconhecida em nível nacional por seu protagonismo na gestão pública da saúde, durante a 20ª Mostra “Brasil, Aqui tem SUS”, realizada entre os dias 15 e 18 de junho, em Belo Horizonte. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), reuniu experiências exitosas de todo o país, e premiou as melhores iniciativas com base em critérios como inovação tecnológica, impacto na atenção primária e estratégias de vigilância em saúde.
Ipatinga teve cinco projetos selecionados para apresentação entre mais de 800 trabalhos inscritos em Minas Gerais e milhares em todo o Brasil. Um deles – focado no combate às arboviroses com o uso de tecnologia – conquistou a Medalha de Ouro, alcançando a maior nota entre os representantes da Região Sudeste.
Inovação contra a dengue: tecnologia a serviço da saúde
O projeto mais premiado da cidade foi o de Inovação Tecnológica no Combate às Arboviroses, que utiliza o aplicativo Fala Ipatinga para facilitar o controle de zoonoses, ampliar o combate à dengue e agilizar a resolução de demandas urbanas ligadas à saúde ambiental. A iniciativa otimizou recursos públicos e fortaleceu o vínculo entre o poder público e os cidadãos, promovendo um combate mais efetivo aos focos do mosquito Aedes aegypti.
Educação como ferramenta de transformação
Outro destaque foi o projeto “Transformando Crianças em Guardiões da Saúde”, que envolveu aproximadamente 400 alunos da rede municipal de ensino em atividades educativas sobre prevenção às arboviroses. As crianças, preparadas como agentes mirins, tornaram-se multiplicadoras de conhecimento em suas famílias e comunidades, contribuindo diretamente para a mudança de hábitos e promoção da saúde coletiva.
Vigilância sanitária acessível e fortalecida
Na área da vigilância sanitária, o projeto “Açougue Seguro: Regularização Fácil, Negócio Forte” transformou a realidade de diversos estabelecimentos do município, por meio de ações educativas e parcerias estratégicas com o Sebrae e a Sala Mineira do Empreendedor. A proposta promoveu a legalização sanitária e a melhoria das condições de funcionamento dos açougues, tornando-os referências em boas práticas.
Cuidado com a primeira infância
Outro trabalho ipatinguense premiado, desta vez com o 2º lugar nacional no projeto Capacita CRN9-COSEMS/MG, foi o “Cuidando do Futuro: Aleitamento Materno e Nutrição Infantil”. O projeto incentivou o aleitamento materno exclusivo e, com isso, contribuiu para uma expressiva melhoria nos indicadores nutricionais de lactentes, reduzindo em 2% os casos de risco nutricional e em 15% o número de bebês com sobrepeso.
Integração entre equipes melhora atendimento
A quinta experiência apresentada por Ipatinga foi o “Grupo Virtual: Estratégia que Ampliou a Resolutividade na Atenção Primária”, que implementou o uso de uma plataforma de mensagens instantâneas para conectar médicos da atenção básica com especialistas de diversas áreas. A solução resultou em mais de 1.500 interações em 2024, com impacto direto na redução de encaminhamentos e fortalecimento do trabalho em rede.
Siga no Instagram @jornalclassivale CLIQUE AQUI
Quer receber as notícias do Jornal Classivale via WhatsApp? CLIQUE AQUI
Siga as redes sociais:
Anúncio
Mín. 6° Máx. 29°