Presidente Olegário é um município que surpreende seus visitantes com suas belas paisagens agrícolas e naturais do cerrado. Rios de águas cristalinas e poços paradisíacos encantam a todos os praticantes de ecoturismo.
O calendário de eventos da cidade é repleto de festas religiosas e profanas, como a Festa da Produção, a Festa de Andréquicé, o Festival da Pamonha em Santiago e a tradicional Folia de Reis, além de exposições.
Um rancho para tropeiros que iam e vinham de Paracatu deu origem a uma localidade chamada Brejo Alegre, que, com o passar dos anos, se transformou no povoado de Santa Rita da Boa Sorte. Por volta de 1850 foi erguida uma igreja em homenagem a Santa Rita, que hoje é a padroeira do município. Em 1867, o povoado foi elevado ao distrito de Paracatu. Santa Rita de Patos, esse foi seu novo nome em 1888, ocasião em que foi incorporada ao município de Santo Antônio dos Patos, hoje Patos de Minas.
No ano de 1938, o distrito foi elevado a município, e o nome foi trocado para Presidente Olegário, em homenagem a Olegário Dias Maciel, chefe político da região, falecido durante sua gestão na Presidência do Estado de Minas Gerais.
Hoje Presidente Olegário é conhecida pela sua ampla produção agropecuária com o programa de aproveitamento racional das terras do cerrado e riqueza natural. São também locais interessantes uma reserva particular do patrimônio – Estação Biológica de Vereda Grande e o ‘Perau das Andorinhas’, formado por grutas e paredões de pedras que abrigam as andorinhas no período de migração. É natureza, cultura e aventura!
ATRATIVOS PONTE DAS TRÊS BARRAS
Com uma altura de 55m e um arco de 108m que dispensa pilares, esta ponte é uma importante obra de arte da engenharia brasileira e uma das maiores estruturas de concreto em arco do Estado de Minas Gerais. Devido a seu design e estrutura, o local é ideal para a prática de rapel e tirolesa. É necessário o acompanhamento de um condutor de visitantes para todos esses passeios.
CACHOEIRAS E POÇOS
Cachoeira Três Barras - Um riacho que passa por um cânion forma uma cachoeira de 35m de altura com paredões que foram esculpidos pela força da água. Atividades como rapel para descer e escalada para subir são o seu maior atrativo.
Cachoeira do Marimbondo - Nesta cachoeira foi construída a primeira usina que gerou luz para o município de Presidente Olegário. Ainda é possível ver o pouco que restou da antiga usina.
A cachoeira é formada por duas quedas com cerca de 30m de altura cada uma. As águas caem em um poço e depois entram pelas lapas que rodeiam a cachoeira. Para o acesso caminha-se pelo cânion e por uma escada natural esculpida na pedra.
Cachoeira São Joãozinho - Com 80m de queda d’água, esta é a maior cachoeira de Presidente Olegário. Para visitá-la é necessário um trekking de 50 minutos. É um local ideal para os experientes na prática do rapel.
Cachoeira da Vereda Funda - A caminhada para alcançar a cachoeira da Vereda Funda começa por uma paisagem árida e termina em meio a uma vegetação muito verde e úmida. No meio do caminho é possível observar as marcas de carro de boi que ficaram na pedra. As águas da cachoeira formam um poço cristalino, ideal para um mergulho e uma super ducha.
Cachoeira Grande da Taboca - Com 25m de altura e 50m de largura, esta cachoeira termina em um enorme poço de águas limpas e verdes.
Poço do Tamburilo
Este poço é formado pelo rio Taboca num local onde as águas são limpas e verdes, graças ao tipo de rocha em seu leito. O local é ideal para um relaxante passeio com bóias.
Poço do Taboca
Este poço é formado pelo rio Taboca, num local onde as águas, que correm lentamente, são claras e na tonalidade verde, também em razão do tipo de rocha em seu leito.
Cachoeira da Taboca
De fácil acesso, a apenas 10 minutos de caminhada, chega-se à gostosa cachoeira da Taboca.
Mín. 21° Máx. 33°