Contato com a natureza, valorização da cultura local e boa comida. Uma combinação perfeita para um dia inesquecível. Quem participa da Rota do Mutum conhece algumas das melhores paisagens do Vale do Aço.
Em um percurso de quase 50 km, os participantes visitam cinco empreendimentos na Zona Rural de Ipaba.
O passeio turístico pela zona rural do município une a produção artesanal, a gastronomia e a ecologia, valorizando o patrimônio cultural e a natureza. Passa por diversos locais como a Trilha Ecológica da Fazenda Macedônia, a fábrica de Palmitos Doce Vida e a Pousada e Restaurante Maria Emília, que vale a pena apreciar, descobrindo as belezas das paisagens e conhecendo as histórias e costumes locais.
O projeto atua na reintrodução de aves silvestres, como o Mutum, uma espécie de ave nativa da região da Bacia do Rio Doce, fortemente ameaçada de extinção, e outras aves.
A Fazenda Macedônia, oferece uma trilha interpretativa, onde os visitantes podem apreciar a mata nativa e os monitoramentos ambientais que são realizados pela empresa Cenibra.
Segundo Ana Cleide dos Santos, organizadora do passeio, o objetivo principal da Rota do Mutum é valorizar a tradição, o patrimônio cultural e a natureza da nossa região. “O passeio turístico pela zona rural de Ipaba une a produção artesanal às mineirices, à gastronomia e à ecologia. Estamos trabalhando firmemente na Rota do Mutum para apresentar os atrativos e produtos turísticos rurais da nossa região para incentivar o desenvolvimento dos pequenos negócios e a geração de renda”.
Siga as redes sociais:
Mín. 20° Máx. 28°